Atletas de casas lares representam Paraíba nas Olimpíadas Escolares

Por - em 36

Três adolescentes de 14 anos que moram nas Casas Lares Manaíra e Morada do Betinho irão representar a Paraíba nas Olimpíadas Escolares, que acontecem de 10 a 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Francisco Valentino Mousinho, que vive na Morada do Betinho há três anos, Idayane dos Santos Fernandes Nobre e João Carlos, moradores da Casa Lar Manaíra, participaram das provas de atletismo dos Jogos Escolares da Paraíba, realizadas na última segunda-feira (17), no Campus do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e se classificaram para integrar a Seleção Paraibana de Atletismo juntamente com outros dez meninos e meninas.

Disputando com adolescentes de todo o estado, Francisco Mousino foi campeão em três provas de salto em altura, no hexatlo e revezamento 4 X 75m; Idayane foi campeã no arremesso de peso e João Carlos vice-campeão nos 75m. Em 2007, Francisco Mousino foi um dos ganhadores da Maratoninha promovida pela Caixa Econômica Federal.

Já no domingo (16), outras duas crianças da Morada do Betinho, Gilberto Gomes da Silva, de 10 anos, e José Carlos Martins da Silva, de 12, venceram a versão 2009 da Maratoninha da CEF e ganharam, cada um, uma bicicleta. Outras três crianças da Casa também participaram da prova em suas respectivas categorias: Gilvando Gomes da Silva, 11 anos; Bruno de Souza, 8, e Marcos Vinicius Nascimento Eduardo, 11 anos. Este é o quarto ano consecutivo que crianças acolhidas na Morada do Betinho participam do evento.

O educador físico das Casas, André Luis Andrade de Paula, que há quatro anos trabalha com os acolhidos, explica que durante as aulas percebeu que grande parte dos alunos tinha muita facilidade para o atletismo, devido às atividades que desempenham no seu dia a dia, em suas brincadeiras.

“Os treinos são realizados três vezes por semana na Vila Olímpica da UFPB. As atividades são planejadas respeitando suas faixas etárias e a individualidade biológica de cada um. Com os adolescentes, o trabalho já é direcionado para a prova que cada um faz, enfatizando velocidade, força e resistência. Quando se aproxima alguma prova, intensificamos os treinos, focando na competição”, disse André Luiz.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, o sistema de acolhimento implantado pela Prefeitura de João Pessoa começa a apresentar resultados. “Isso demonstra que estamos no caminho certo. É possível sim recuperarmos a auto-estima desses jovens a partir de uma ação pedagógica efetiva, que não esteja apenas nos documentos e nas estatísticas, mas, sobretudo, na ação efetiva dos nossos educadores. Uma ação que seja traduzida no cotidiano desses jovens que vem sendo recuperados graças à vontade política da nossa secretaria, a partir da ação coordenada pela sua Diretoria de Assistência Social e a imprescindível dedicação dos nossos profissionais”.

As Casas Lares são unidades mantidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), para acolher crianças e adolescentes em situação de risco.