Ato público marca dia da luta Antimanicomial em João Pessoa

Por - em 21

O Ponto de Cem Réis, no Centro, vai receber nesta segunda-feira (31) um Ato Público em alusão à Luta Antimanicomial. O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Saúde Mental, a partir das 16h, com as presenças de autoridades municipais e representantes da sociedade civil e do Ministério Público.

Durante o ato estão programadas apresentações culturais de Organizações Não-Governamentais (Ongs) voltadas aos portadores de transtornos mentais, além de depoimentos de usuários e familiares. O Dia da Luta Antimanicomial tem por objetivo buscar uma vida digna, livre e independente para as pessoas que apresentam sofrimento psíquico. A proposta do ato público é que seja assegurado a esses pacientes os seus direitos enquanto cidadãos e o acesso a serviços de saúde mental que ofereçam um tratamento pautado no respeito e na possibilidade de reintegração social.

Em João Pessoa funcionam quatro unidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), incluindo uma unidade voltada para crianças e adolescentes e outra direcionada para usuários de álcool e outras drogas. Nesses locais é trabalhada a reabilitação psicossocial dos usuários, através de um projeto terapêutico com acompanhamento psicológico, uso de medicação e diversas atividades como psicoterapia individual, grupos, oficinas, atividades comunitárias e artísticas, atendimento domiciliar e aos familiares.