Ato público vai lembrar vítimas de acidentes de trabalho, na segunda

Por - em 36

João Pessoa lembra nesta segunda-feira (28) o ‘Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho’. Para isso, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador irá promover uma ação pública com a participação de representantes de entidades sindicais do município e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O evento acontecerá no anel externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa), nas imediações da loja ‘Esplanada’, a partir das 16h. Ainda pela manhã, haverá distribuição de panfletos educativos e de prevenção contra acidentes de trabalho.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador foi criado no ano passado pelo Governo Municipal e, desde de então, uma série de ações vem sendo desenvolvida em favor dos trabalhadores e dos servidores municipais. Destaca-se entre essas ações a implantação das unidades sentinelas do trabalho, que têm a função de diagnosticar e sensibilizar as pessoas quanto ao risco de acidentes no ambiente de trabalho. Tais unidades funcionam em alguns Centros de Assistência Integrada da Saúde (Cais).

Outra ação relevante é a vigilância dos ambientes de trabalho, que é aplicada de acordo com as denúncias feitas ao próprio Centro, através do telefone 3218-7114 ou pela Vigilância Sanitária (3214-7956). “A nossa função é ir até os locais de trabalho, observar como os trabalhadores são submetidos a desempenhar suas funções ou se as empresas respeitam as regras de segurança”, informou Carmem Verônica Barbosa, diretora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador.

Homenagem – O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho marca a assinatura, em 1914, da primeira lei que sobre benefícios concedidos aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho na província de Ontário, Canadá. Em 1991, o Parlamento Canadense adotou o 28 de abril como ‘Dia Oficial de Luto’ pelos trabalhadores acidentados.

No Brasil, a data ainda não faz parte do calendário oficial de atividades da área de segurança e saúde no trabalho. Há um projeto de lei, o PL4.092/2001, que prevê a instituição do ‘Dia Nacional de Luto pelas Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho’. Mesmo assim, diversos Estados realizam nesse dia eventos e atividades com participação do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Saúde, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial de Saúde e organizações não governamentais (ONGs).