Atriz Marcélia Cartaxo vai ministrar curso para atores

Por - em 24

A Divisão de Audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) informa que estão abertas as inscrições para a oficina ‘O Ator no Cinema’, ministrada pela atriz e cineasta Marcélia Cartaxo. Os interessados podem garantir uma vaga no curso até o dia 30 de junho. As aulas vão acontecer no Casarão 34, em julho.

De acordo com a organização do evento, o curso terá ao todo 20 horas de aula, no período de 6 a 10 de julho. As aulas irão acontecer nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 16h às 20h; e nas terças e sextas-feiras das 14h às 18h. A iniciativa faz parte das oficinas livres de formação em audiovisual promovidas pela Funjope. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade e que desejem aprender, desenvolver ou aperfeiçoar a técnica de interpretação para cinema.

Marcélia Cartaxo – A atriz iniciou a carreira no cinema como a protagonista do filme ‘A hora da estrela’, de Suzana Amaral. Com o trabalho ganhou o prêmio Urso de Prata, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1986. De lá pra cá, atuou em mais de 15 filmes, entre os quais ‘Madame Sat㒠(2002), de Karim Aïnouz.

Atualmente, Marcélia desenvolve projetos na área de teatro e cinema. Ela também co-dirigiu e atuou no curta-metragem ‘Tempo de Ira’ (2003), que obteve o prêmio de melhor filme, atriz, direção, fotografia, roteiro entre outras categorias em diversos festivais brasileiros. No momento, a atriz se prepara para filmar o novo curta, intitulado ‘Redemoinho’.

A metodologia aplicada por Marcelia Cartaxo nas oficinas é uma síntese dos ensinamentos focalizados em mestres como Richard Bolerlavski e David Mamet. Ela acrescenta ainda às aulas a experiência própria, vivenciada ao longo da carreira. A oficina objetiva passar para o público um pouco desse aprendizado.