Atuação da Prefeitura evita ocorrências em áreas de risco

Por - em 43

A Defesa Civil Municipal segue executando o acompanhamento das 31 áreas de risco em João Pessoa através do Plano de Contingência, evitando ocorrências nestes locais. Além de visitas de rotina, o órgão permanece atendendo as chamadas telefônicas de emergência através dos números 0800-285-9020 e (83) 3218-6146.

O trabalho de prevenção nas áreas de risco foi finalizado há duas semanas, com a remoção de 12 famílias que tinham casas em situação de risco no bairro do Alto do Mateus.

Segundo o coordenador Rodrigo Marques, o trabalho de prevenção da Defesa Civil acontece desde janeiro deste ano, com as visitas e o monitoramento dessas áreas perigosas para os moradores desses locais. “A partir de maio, com o aumento das chuvas, as visitas foram intensificadas e desde então não acontece nenhuma chamada mais grave por causa deste trabalho de prevenção”, enfatizou.

Dentre as ações do órgão de prevenção e auxílio à população estão a poda de árvores nas encostas das barreiras, limpeza das margens e do leito de rios (em parceria com a Emlur), minimizando o problema em comunidades ribeirinhas como São Rafael, Santa Clara, Padre Hildon Bandeira e o bairro São José com o problema da chuva minimizado.

Auxílio – Outro ponto que a Defesa Civil executa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é a relocação de famílias em áreas de risco. Assim que for identificado o risco iminente de desabamento, as pessoas são relocadas para um lugar seguro, onde recebem auxílio moradia da Prefeitura de João Pessoa até serem beneficiadas em algum programa de Habitação.

Locais – Além do Alto do Mateus, as áreas de risco que necessitam de uma maior atenção do órgão são Timbó, Beira da Linha, São Judas Thadeu, Saturnino de Brito, Novo Horizonte e Tito Silva.

Alerta – A Defesa Civil ainda alerta para que neste período chuvoso a população possa colaborar não jogando lixo em encostas e nos leitos dos rios, assim como acionando o órgão ao mínimo sinal de qualquer problema.