Atuação das ouvidorias é debatida em curso de aperfeiçoamento

Por - em 26

A Ouvidoria da Prefeitura de João Pessoa vai realizar de 27 a 29 de abril, no Hotel Ouro Branco, na Capital, o 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas. O evento é uma parceria com as Ouvidorias da Controladoria Geral da União e da Assembleia Legislativa da Paraíba. O objetivo é congregar e orientar a atuação das demais unidades de Ouvidoria dos órgãos e entidades que contam com este mecanismo, bem como contribuir com a disseminação das formas de participação popular na fiscalização e transparência na prestação dos serviços públicos.

O Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidorias Públicas, que está em sua quarta versão, é destinado a ouvidores de órgãos públicos e aos servidores dos sistemas de ouvidoria e será desenvolvido através de palestras e estudos de caso (teoria e prática). “É a primeira vez que este curso acontece no Nordeste e devido a Ouvidoria Municipal de João Pessoa ser uma referência na Paraíba e na região, a cidade foi escolhida para sediar este importante evento”, frisou a ouvidora geral, Tânia Brito.

A programação terá início com o credenciamento dos participantes, a partir do meio dia da terça-feira (27). Dentre os temas que serão debatidos no curso estão assédio moral, ética, comunicação e direitos humanos. O secretário executivo do Gabinete Integrado da Prefeitura de João Pessoa, Rubens Pinto Lyra, será um dos convidados e vai proferir a palestra “Ouvidoria Pública no contexto da democracia participativa”. Mediação de conflitos será outro tema abordado durante o curso e terá como debatedor o juiz de Direito, responsável pelo projeto “Formação de Multiplicadores em Cidadania”, Luís Jorge Silva Moreno.