Audiência apresenta melhorias nos serviços de saúde da Capital

Por - em 13

Moradores da 3º região e de diversos bairros de João Pessoa compareceram na noite desta quinta-feira (5) à primeira Audiência Popular Setorial do Orçamento Democrático, que aconteceu no ginásio da Escola Municipal Professor João Gadelha, em Mangabeira VII. A atividade faz parte da terceira etapa do ciclo orçamentário. A Secretaria Municipal de Saúde foi a primeira pasta a fazer uma prestação de contas das ações que o Governo Municipal vêm empreendendo pela cidade ao longo destes três anos e meio.

A responsável pela exposição foi a secretária Roseana Meira. Ela falou das dificuldades encontradas assim que assumiu a pasta, dos desafios enfrentados para colocar a saúde pública do município em ordem e dos avanços já conquistados com trabalho em equipe e muita dedicação. “A saúde do município de João Pessoa esteve em crise. Hoje podemos apontar os inúmeros investimentos que esta gestão vem realizando tanto na qualificação e humanização do atendimento aos usuários quanto na oferta de serviços”, afirmou.

Os participantes puderam conhecer todo o planejamento da política pública da saúde municipal e as obras que estão sendo realizadas, muitas oriundas das plenárias do Orçamento Democrático, entre elas a reforma do Hospital Geral Santa Isabel, construção de Unidades de Saúde da Família, construção do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais/Cristo), reforma e ampliação do Hospital do Valentina Figueiredo, construção do Centro de Atenção ao Idoso e a reforma do Complexo Hospitalar Humberto da Nóbrega. Em três anos e meio, foram investidos, com recursos próprios, mais de R$ 22 milhões em obras na rede hospitalar.

Roseana Meira mostrou também dados que apontam o crescimento em oferta de consultas e marcação de exames – em 2007 foram cerca de 59 mil consultas realizadas-, e informou que João Pessoa é a primeira cidade do Nordeste em que a população conta com acesso aos serviços especializados e a terceira na realização da primeira consulta odontológica. A secretária citou ainda a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os profissionais de medicina, da prática de acolhimento nos PSFs e do investimento em infraestrutura que vem sendo promovido pela Prefeitura Municipal.

“O Orçamento Democrático é um dispositivo fundamental para apontar as prioridades e os caminhos a serem construídos pelas políticas públicas e por isto contamos sempre com a participação popular para que possamos nos guiar, ampliando a democratização e a descentralização do sistema público de saúde”, disse a secretária de Saúde.

Compareceram à audiência, a secretária da Transparência Pública, Estelizabel Bezerra, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, o diretor adjunto da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), Milton Dornelas e a Ouvidora Municipal, Rossana Honorato, além das diretoras dos Distritos Sanitários e demais servidores da área de saúde.