Audiência do OD reúne cerca de 400 pessoas em Mandacaru

Por - em 33

Cerca de 400 pessoas compareceram nesta terça-feira (15) à Escola Municipal Violeta Formiga, na comunidade Alto do Céu, em Mandacaru (11° região), para participar da penúltima Audiência Setorial do Orçamento Democrático realizada pelo Governo Municipal. Infraestrutura e Planejamento foram as secretarias responsáveis por apresentar à população o que está sendo executado em João Pessoa e o que faz parte do plano de investimentos da Prefeitura Municipal para 2010.

“Estas obras, ações e serviços apresentadas durante as audiências setoriais fazem parte de um planejamento da Prefeitura, de acordo com as prioridades apontadas pela população para as peças orçamentárias”, disse a coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida. A reunião contou com as presenças do secretário da Transparência, Antônio Barbosa, da adjunta do Meio Ambiente, Rossana Honorato, conselheiros e delegados de diversas regiões orçamentárias.

O secretário de Infraestrutura, João Azevedo, falou sobre as atribuições da Seinfra e prestou contas sobre o que vem sendo feito neste período de cinco anos na capital. Reurbanização de praças, reforma, ampliação e construção de escolas e creches, pavimentação de vias, melhoramento da rede de esgotamento sanitário – beneficiando 65 mil famílias, construção e reforma de estádios de futebol e construção de ginásios esportivos nas escolas municipais foram algumas das ações apresentadas pelo secretário na reunião.

Ele também falou sobre a reforma que vem mudando a feição do Mercado Central; sobre as obras do Mercado do Peixe, em Tambaú e no Bessa; e da construção do Centro de Comércio e Serviços do Varadouro, dos Centros de Inclusão Produtiva no Alto do Mateus e na comunidade Maria de Nazaré; da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que vai proporcionar a comercialização deste tipo de agricultura por todo o Estado da Paraíba, e ainda da instalação de 40 km de iluminação ornamental pela cidade. “O que vai acontecer em 2010 é o reflexo do que a população reivindicou durante as plenárias do Orçamento Democrático”, afirmou João Azevedo.

Planejando – A secretária do Planejamento, Estelizabel Bezerra, falou sobre as metas que a Prefeitura de João Pessoa vem traçando para o desenvolvimento da cidade e informou que em 2010 os recursos dos cofres públicos municipais girarão em torno de R$ 600 milhões, 5% a mais do que foi arrecadado este ano. “Este governo tem o compromisso de realizar o que a população indica e sempre com responsabilidade, promovendo este diálogo franco com vocês sobre os limites de uma gestão, por isto a importância de uma política de transparência que mostra o que pode e não pode ser feito e da eleição das prioridades”, disse a secretária.

Nesta quinta-feira (17), a quarta etapa do ciclo chega ao fim e será a vez da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) mostrar as ações na área de geração de emprego e renda à cidade.