Audiência do OD reúne gestores e lideranças comunitárias no Baixo Roger

Por - em 45

A equipe técnica da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) se reúne nesta segunda-feira (3) com conselheiros do OD e lideranças comunitárias da 10ª região      em audiência pública, a partir das 19h, na Casa Pequeno Davi, no Baixo Roger. Na ocasião, a equipe da PMJP apresentará quais demandas eleitas serão viáveis de serem incluídas no orçamento 2013.

A 10ª região é composta pelos bairros Roger, Tambiá, Treze de Maio, Asa Branca, Comunidade do S, Felipéia, Vila Japonesa, Riachinho, Terra do Nunca e Buraco da Gia. Na quarta-feira (5), será a vez da audiência com conselheiros do OD e lideranças comunitárias na 9ª região.

Dez prioridades – No dia 19 de março durante a primeira etapa, na Audiência Regional realizada no Treze de Maio, a população da 10ª região elegeu como prioridade para 2013 a construção de uma escola padrão e uma praça pública no Roger; programa de habitação social com a construção de casas na comunidade Riachinho; humanização no atendimento na Unidade de Saúde da Família Viver Bem e a construção de um Centro de Referência da Educação Infantil (Crei), ambos no Treze de Maio; a reforma da praça pública José Honório Rodrigues; a construção de uma quadra poliesportiva no Treze de Maio; a reforma da Escola Municipal Frei Afonso, no Roger; um campo de futebol próximo ao condomínio Maia, no Treze de Maio e a pavimentação da Rua Severina de Freitas, também no Treze de Maio.

Diálogo – O secretário executivo do Orçamento Democrático, Rômulo Halysson de Oliveira, ressaltou que durante o Planejamento Democrático a Prefeitura de João Pessoa tem dado demonstração de respeito às reivindicações da população.

“Os debates e diálogos têm sido importantíssimos nessa segunda etapa em que os técnicos da Prefeitura de João Pessoa estão confirmando as obras que foram eleitas pelos moradores das 14 regiões após todo um estudo detalhado e sério de viabilidade técnica e orçamentária. Em alguns casos, nós conseguimos antecipar a realização dessas obras”, disse.

Planejamento – O Planejamento Democrático integra a segunda etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 que foi iniciado na segunda-feira (13) com audiência na 1ª região. Até o dia 14 de setembro serão 14 audiências públicas para fechar a lista de obras, serviços e ações que farão parte das peças orçamentárias de 2013. O Ciclo do OD 2012 começou no dia 28 de fevereiro e prosseguiu até 2 de abril. Nas plenárias, a população escolheu, por meio do preenchimento do Formulário de Demandas, a intervenção que deseja para o ano de 2013 – em 14 audiências foram preenchidos quatro mil formulários.

O Orçamento Democrático foi implantado em João Pessoa em 2005, mas só em 2011 a Prefeitura de João Pessoa o transformou em Secretaria Executiva, vinculada à Secretaria de Transparência Pública. Até então, o OD funcionava como coordenadoria.