Audiência do Orçamento lota ginásio de escola no Alto do Céu

Por - em 38

O ginásio da Escola Municipal Violeta Formiga, no Alto do Céu, ficou pequeno para os mais de 500 moradores da 11ª região orçamentária que participaram, na noite da terça-feira (17), de mais uma audiência regional do Orçamento Democrático, que está na primeira fase do ciclo 2009.

A reunião contou com a presença de moradores de bairros e comunidades como Mandacaru, Alto do Céu, João Galdino de Carvalho, Pé de Moleque, Beira da Linha, São Pedro, Jardim Mangueira, Porto de João Tota, Vem-Vem, Jardim Ester, Jardim Coqueiral, Beira Molhada, Vila do Teimoso, Rua do Cano, Pedro Gondim, Ipês, Bairro dos Estados, Ipês II, Mangue e Padre Zé, que compõem a 11ª região. As atividades tiveram início com a apresentação da metodologia de trabalho da Ouvidoria Municipal e em seguida houve a apresentação de ritmistas da Escola de Samba Independentes de Mandacaru, vice-campeã do Carnaval Tradição 2009.

A coordenadora interina do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, exibiu um vídeo sobre os avanços da gestão na democratização do orçamento público, apresentou as localidades que compõe a regional e falou a respeito das cinco etapas do ciclo orçamentário.

Prioridades – O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), esteve presente e ouviu as reivindicações, propostas e agradecimentos do público presente, que elegeu como prioridades da região para 2010: trabalho e renda com 258 votos, habitação com 253 e saúde com 242. Ao todo foram preenchidas 531 fichas de prioridades distribuídas pela equipe do Orçamento aos participantes da plenária, que também optaram por uma obra, serviço ou ação na sua região de acordo com uma das prioridades escolhidas.

O prefeito esclareceu dúvidas e garantiu novas benfeitorias. Lembrou que na área da habitação, cerca de 3.600 casas foram entregues e, em 2009, mais 181 estão sendo construídas. Pelo menos 100 famílias que moravam em barracas de lona foram relocadas para o Condomínio Residencial Gervásio Maia.

Benefícios – Ricardo Coutinho falou ainda dos benefícios entregues a população da 11ª região, a exemplo da Escola Violeta Formiga e do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Jornalista Oduvaldo Batista, no Alto do céu; a construção de ginásios, Unidades de Saúde da Família (USFs) e equipes de Programa Saúde da Família (PSF); a pavimentação e recapeamento de ruas, construção e reforma de praças e da abertura da Farmácia Popular no bairro do Padre Zé.

Falou ainda a respeito dos 429 novos empreendimentos criados na região, que só foram possíveis através do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), mais a implantação de um telecentro, criação de cursos profissionalizantes (que em breve estarão funcionando no prédio da antiga Prefeitura) e da implantação do ‘Prêmio Escola Nota 10’, onde a escola que atingir as metas receberá bônus pelo bom desempenho.