Audiência Regional do OD reúne moradores da 7ª Região nesta terça

Por - em 44

Há dois meses, a população da 7ª Região Orçamentária representada por bairros como Cristo, Jaguaribe, Rangel e comunidades adjacentes tem sido mobilizada e esclarecida para participar da Audiência Regional que ocorre nesta terça-feira (6), a partir das 19h, na Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega, na comunidade Boa Esperança, no Cristo.

Durante a plenária, os moradores desses bairros escolherão as prioridades de obras, ações e serviços para que a Prefeitura as insira no planejamento orçamentário de 2013. A audiência conta com a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, gestores municipais, lideranças comunitárias, vereadores e público em geral.

Na prática, a Prefeitura da Capital tem investido desde 2005, quando o Orçamento Democrático foi implantado, cerca de 70% de tudo que arrecada e resulta em obras pela cidade, incluindo asfaltamento, construção de escolas e Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), conhecidas popularmente como creches, e melhora em várias políticas públicas. A receita é simples: com a participação da população, o Governo Municipal tem as demandas do Ciclo do Orçamento Democrático como norteador para elaborar políticas públicas para o ano seguinte. Em 2011, durante todo o ciclo participaram mais de 20 mil pessoas na cidade.

Desde janeiro, os articuladores que trabalham na Secretaria Executiva do Orçamento Democrático vêm realizando as reuniões preparatórias com a população para explicar as etapas do Ciclo do Orçamento Democrático 2012. Na 7ª Região, por exemplo, a articuladora Ana Paula Silva ficou à frente de seis reuniões e para garantir a participação dos moradores ela lançou mão de visitas às residências, articulação com lideranças comunitárias, distribuição de panfletos e ida a escolas, Unidades de Saúde da Família para ampliar a divulgação junto à comunidade.

“Chegamos a ter reunião com 90 pessoas, muitas delas nunca tinham ouvido falar do Orçamento Democrático e nossa função é explicar como funciona esse processo e como cada morador e moradora pode participar. Para essa Audiência Regional nós esperamos a chegada dessas pessoas que não participavam e agora têm propriedade para se colocar e solicitar uma demanda”, explicou.

Ciclo do OD – O Ciclo do Orçamento Democrático começou no dia 28 de fevereiro e prossegue até o dia 2 de abril com audiências regionais nas 14 regiões, chamando a população para intervir, questionar e solicitar demandas ao Governo Municipal.

O secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, destacou como fundamental a participação da população nessa etapa, principalmente, se ela quer mudanças em sua comunidade ou bairro. “As audiências regionais compõem o espaço oficial de diálogo da população com a gestão municipal e essas demandas são sistematizadas, avaliadas e inseridas no planejamento municipal, portanto, é importante que cada morador e moradora que tenha suas inquietações e solicitações a fazer que o faça por essas plenárias”, disse.

A próxima Audiência Regional ocorre no dia 12 de março, reunindo a população dos bairros e comunidades que integram a 8ª Região, a partir das 19h, na Escola Municipal Zulmira de Novais, no bairro de Cruz das Armas. No dia 13 será a vez da 3ª Região, também a partir das 19h, no Ginásio da Escola Municipal Afonso Pereira, no Cidade Verde, em Mangabeira.