Audiência reúne 500 moradores da 1ª região orçamentária em Manaíra

Por - em 35

Um público estimado em 500 pessoas participou na noite da quinta-feira (26) da décima segunda audiência regional do Orçamento Democrático, na 1ª região orçamentária. O ginásio da Escola Municipal Nazinha Barbosa, em Manaíra, sediou o evento, que contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e secretários municipais.

Moradores dos bairros de Manaíra, São José, Bessa, Aeroclube, Jardim Oceania e das comunidades Chatuba I e II, São Luiz, Travessa Washington Luís, Comunidade da Barreira, entre outras, puderam expor suas solicitações diretamente ao Governo Municipal e pediram providências em relação a problemas que ainda permanecem em algumas localidades. “Fico muito à vontade pra discutir as prioridades da cidade com um governante, podendo dizer o que está bom ou ruim e saber que as melhorias serão providenciadas”, disse o morador do bairro São José, Reginaldo de Lima.

Conquistas – A coordenadora interina do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, apresentou em um telão as conquistas em obras, ações e serviços que foram e estão sendo realizados na 1ª região pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), como a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no São José; melhorias em USF, no Bessa; construção do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Antonieta Macedo, no Bessa; implantação de uma estação digital, no São José; aquisição e recuperação da Escola Nazinha Barbosa, em Manaíra e a reforma e modernização das praças Alcides Carneiro, em Manaíra, e do Caju, no Bessa.

Saúde, infraestrutura e educação, respectivamente, foram as prioridades eleitas durante a audiência regional e que vão orientar o planejamento do orçamento municipal para o exercício financeiro de 2010.

Cidadania – “A cada dia que se passa, a trajetória de afirmação da cidadania a partir desta experiência do Orçamento Democrático na Capital se torna mais forte”, ressaltou o prefeito Ricardo Coutinho. Ele respondeu às principais reivindicações da população e afirmou que a Prefeitura tem procurado sempre manter o diálogo direto com as comunidades, e citou como exemplo as plenárias conduzidas pela Secretaria da Transparência Pública (Setransp) em 2008 nos locais que serão beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O prefeito anunciou a construção de 424 moradias para os moradores do Baixo Jaguaribe (Chatuba e São José), que ainda incluirá a urbanização do local, com pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e rede de água tratada. “Através do PAC, o rio Jaguaribe e o Sanhauá serão revitalizados e estas famílias que moram às margens desses rios terão, além de moradia digna, qualidade de vida e cidadania”, disse o prefeito.