Audiências do OD 2011 começam nesta terça-feira no Valentina

Por - em 41

A população de João Pessoa começa a se mobilizar a partir desta terça-feira (15) para discutir em conjunto com o Governo Municipal o plano de obras e ações que deve ser executado nas 14 regiões orçamentárias em 2012. O ciclo do Orçamento Democrático deste ano terá início com as Audiências Regionais. A primeira, da 4ª região, será realizada a partir das 19h desta terça, no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no Valentina Figueiredo.

O prefeito Luciano Agra e o seu secretariado estarão presentes nesta etapa, avaliando as ações da Prefeitura e ouvindo as solicitações da população para assim começar a elaborar as peças do orçamento público de 2012. Na quinta-feira (17) será a vez da 2ª região realizar a sua audiência com a Prefeitura, na Escola Municipal Antônio Santos Coelho, na Penha.

“É muito importante a participação nas audiências regionais, por isto, este ano realizamos reuniões preparatórias nos bairros, para explicar às pessoas como funciona o OD e o que vai acontecer nesta primeira etapa”, explica o coordenador Tibério Limeira.

Nas Audiências Regionais serão distribuídos formulários onde as pessoas devem apontar as prioridades para sua região. Ainda neste mesmo documento, elas devem especificar uma obra a ser realizada no ano seguinte em sua região, de acordo com as prioridades eleitas. As cartilhas do Orçamento Democrático e outros materiais explicativos do ciclo serão distribuídos em todas as audiências.

Em seis anos de Orçamento Democrático, 14 praças já foram construídas e 20 revitalizadas; 10 escolas e 11 Creis construídos; 23 quadras de esportes construídas; 6 mil casas edificadas; construção de 22 postos de saúde e cerca de 505 ruas pavimentadas.

Atualmente, cerca de 500 delegados colaboram e fiscalizam o andamento das ações do Governo Municipal nas 14 regiões do OD. Além deles, 28 conselheiros (14 titulares e 14 suplentes) atuam para consolidar o plano de investimentos de acordo com as obras e serviços indicados pela população.

Parceria – Durante as audiências, haverá a apresentação do grupo de teatro Soluar, que fará intervenções culturais sobre enfrentamento à violência contra a mulher. A ação faz parte do Mês da Mulher, celebrado pela Prefeitura de João Pessoa, numa parceria entre a Coordenadoria do Orçamento Democrático e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.