Audiências Regionais do OD começam com demandas do Valentina

Por - em 31

O crescimento de vários loteamentos e comunidades deu o tom das demandas da primeira Audiência Regional com pedido de melhor cobertura das linhas de ônibus, calçamento, construção de escola e implantação de equipamentos públicos e atividades culturais. A plenária ocorreu com os moradores da 4ª Região que participaram da abertura do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, na noite dessa terça-feira (28), no Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, no conjunto Valentina de Figueiredo.

A abertura oficial do ciclo orçamentário contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que sintetizou este momento como o de amadurecimento do Orçamento Democrático como instrumento de participação popular na Capital.

“Este é um momento de amadurecimento do Orçamento Democrático, que é um instrumento de garantia da participação popular importante para o planejamento das secretarias e da elaboração das prioridades de investimentos que a Prefeitura de João Pessoa fará atenta às solicitações da população. Passamos da fase da consolidação e hoje vivemos o momento de amadurecimento das discussões entre o poder público e a população, sem intermediários”, frisou.

As dez demandas mais pedidas pela população da 4ª Região foram a construção de uma escola no Parque do Sol, arte na comunidade, pavimentação de várias ruas, criação de um centro cultural do Valentina na Cidade Maravilhosa, a segunda fase de construção do Mercado do Valentina e humanização na Unidade de Saúde da Família que atende as comunidades, a exemplo de Paratibe. Essas demandas foram escolhidas por cada participante ao preencher o Formulário de Demandas no momento em que chegaram à Audiência Regional.

A professora Gerúcia Pascoal Ananias de Oliveira saiu direto da sessão de musculação para a Audiência Regional da 4ª Região, segundo ela, por querer discutir e saber o que as outras pessoas de seu bairro estão querendo debater mais profundamente. “Fui malhar e de lá mesmo resolvi vir pra cá porque acho importante não só sugerir, mas saber o que as outras pessoas estão sugerindo à Prefeitura de João Pessoa. Há problemas em comum e algumas falas até se repetem, mas é importante se posicionar conhecendo o contexto e não apenas reclamar por reclamar. Dessa vez, eu vim mais focada, conhecendo melhor o Orçamento Democrático”, afirmou.

Na Audiência Regional, estiveram, além do prefeito Luciano Agra, secretários, diretores, lideranças comunitárias, vereadores, representantes de movimentos sociais e a população, que contabilizaram mais de 400 pessoas.

Participação da população – O secretário executivo do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, avaliou esta primeira Audiência Regional como motivadora para as outras 13 que virão pela participação efetiva da população e o nível de demandas. “No início da implantação do ciclo orçamentário havia mais cobranças e demandas de toda ordem sem compreender o contexto de limitações orçamentárias e técnicas”, disse.

Na prática, segundo Tibério Limeira, o que tem se percebido é uma maior compreensão da população sobre as limitações orçamentárias. “A população já compreende que as demandas são importantes para nortear o planejamento da cidade, mas a realização, principalmente de obras e reformas, depende de viabilidade técnica e orçamentária e esse é um grande avanço que reflete a maturidade com que a população começa a apresentar ao discutir as regiões da cidade e seus problemas. O Orçamento Democrático está consolidado e nosso intuito é conquistar cada vez mais pessoas para participar, não só das audiências, mas para discutir todo o  processo orçamentário até a elaboração das peças orçamentárias”.       

A Audiência Regional aglutinando os bairros da 4ª Região foi a primeira de 14 reuniões que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, realizará até o dia 2 de abril. A próxima Audiência Regional ocorre nesta quinta-feira (1º), a partir das 19h, no Ginásio da Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no Altiplano. A plenária integra todos os bairros e comunidades da 2º região orçamentária.

Bairros da 2ª Região – A 2ª Região do Orçamento Democrático é composta pelos seguintes bairros e comunidades: Jacarapé, Praia de Jacarapé, Comunidade Jacarapé I, II, e III, Penha, Vila dos Pescadores, Comunidade Rio do Cabelo, Comunidade Vila do Sol, Seixas, Quadramares, Altiplano, Vila São Domingos, Comunidade Rabo do Galo, Vila Mangueira, Cabo Branco, Barreira do Cabo Branco, Tambaú e Comunidade Paulino Pinto.