Aula de yoga integra o programa da Semana do Servidor, no Paço

Por - em 22

Uma aula de yoga deu seqüência à programação de eventos da Semana do Servidor, na manhã desta terça-feira (11), na Sala de Reunião do Paço Municipal, Centro de João Pessoa. Os funcionários participantes foram orientados pela professora Djanira Lucena de Araújo, igualmente servidora da Prefeitura da Capital (PMJP), vinculada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A aula teve o objetivo de sensibilizar as pessoas nesse primeiro contato com as técnicas orientais e mostrar a importância de uma prática diária de movimentos e respiração para equilibrar a mente e corpo.

No hall do prédio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preocupada com a saúde do servidor, está realizando a vacinação contra rubéola e a aferição da pressão arterial. As pessoas que visitam o Paço também podem apreciar uma exposição de artesanato da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), além de uma feira de troca de livros organizada pela Secretaria de Governo e Articulação política (Segap). Toda programação de comemoração segue até a sexta-feira (14), no Paço e no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Segundo a professora, a aula de yoga foi focada na respiração e nos movimentos confortáveis (chamados ‘assanas’), responsáveis pelo equilíbrio do corpo e da mente. “A yoga é importante, porque a partir dela conquistamos o conhecimento do próprio eu. Passamos a olhar nosso corpo por dentro e, a partir de movimentos e respiração corretos, massageamos nossas glândulas e órgãos, regulando nosso organismo, além de contrair de maneira correta nossa musculatura para melhor tonificá-la”, explicou Djanira Araújo.

Vivência – Ediana Bernardes dos Santos, funcionária da Ouvidoria Pública Municipal, disse que está muito estressada e por isso procurou a yoga dentro da programação da Semana do Servidor. “Nunca tive contato, só ouvi falar, mas sei que podemos relaxar com essa prática. Essa iniciativa do Governo Municipal é muito importante, pois quando podemos ter a liberdade de escolher o que fazer para nós mesmos, é gratificante”, relatou Ediana.

“A sensação que a yoga proporciona é de tranqüilidade mental, relaxamento e bem estar para a mente e o corpo. Acho de extrema importância o Governo Municipal dedicar uma semana de atividades valorizando o servidor público, proporcionando satisfação para nós”, relatou Michelyne Carvalho, da Secretaria de Comunicação Social (Secom).