Aula inaugural do Planseq acontece nesta quinta-feira

Por - em 28

Será nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, no auditório do Paço Municipal a aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) para os beneficiários do Programa Bolsa Família na área de Turismo. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Turismo (Setur) e Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), em parceria com os Governos Federal e Estadual, e o Instituto Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável (Êpa!).

Em João Pessoa estão sendo disponibilizadas 381 vagas para seis cursos: recepcionista, cozinheiro, garçom, camareira/arrumador, mensageiro/capitão, porteiro e barman/bartender. Os cursos terão duração em média de 200 horas/aulas e para participar há a exigência de que a pessoa tenha cursado até a 4ª série.

As aulas teóricas serão realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros do Cristo Redentor, Cruz das Armas, São José, Gramame, Alto do Mateus e Mandacaru. No conjunto Valentina Figueiredo, na Arca da Ilha do Bispo as aulas acontecerão no CRC. As aulas práticas estão confirmadas nos hotéis e restaurantes parceiros dos programa.

Quanto a inserção dos profissionais qualificados no mercado de trabalho, o secretário de Turismo, Elzário Pereira, lembra que a intersetorialidade será fundamental para o desenvolvimento do Plano. “Precisamos sensibilizar o setor empresarial do Turismo para ser um parceiro na inclusão social destas pessoas”, afirmou.

Na ocasião também será lançado o “Selo de Responsabilidade Social Promovendo Cidadania” para os empresários do Trade Turístico que contratarem alunos egressos dos cursos do Planseq. O grupo de percussão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Ilha do Bispo será a apresentação cultural do evento.

O que é – Lançado na Paraíba no dia 12 de fevereiro, pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o Planseq é uma ação complementar que visa a qualificação profissional de trabalhadores pertencentes as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para inserção em postos de trabalho nos setores que apresentam demanda, em especial impulsionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, nas áreas da construção civil e de turismo.

Qualificação e escolarização – Em junho de 2008, a Sedes, qualificou 762 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em João Pessoa. Segundo a diretora de Assistência Social da Sedes, Francisca Fernandes, a proposta do Planseq corrobora com o que já vínhamos praticando desde o ano passado, e temos como meta continuar. “Acreditamos que a autonomia destas famílias só será possível a partir de um processo de qualificação e escolarização, que incentivaremos através do Bolsa Universitária”, concluiu a diretora.