‘Aulão’ de ginástica laboral agita Semana do Servidor, na quinta

Por - em 49

Alongamentos e muita dança fizeram parte da programação desta quinta-feira (25) da III Semana do Servidor, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Na parte externa do Centro Administrativo Municipal (CAM), centenas de pessoas, orientadas por três professores de Educação física, fizeram exercícios de ginástica laboralA que auxiliam para uma vida mais saudável associada ao melhor desempenho no trabalho.

A ginástica laboral foi implantada pelo governo municipal há dois anos. Segundo informações do professor Oscar Moura, as aulas acontecem duas vezes por semana (terça e quinta) com grande aceitação do público.

“A ginástica laboral tem como objetivo prevenir doenças consideradas de trabalho que são dores nas costas, lesão de esforço repetitivo (LER) e câimbras. Ela é praticada durante o horário de expediente, visando contribuir justamente para um melhor desempenho pessoal no trabalho. Os exercícios são leves e compreendem em sua maioria de alongamentos e postura correta”, explicou o professor.

Entre os benefícios físicos, psicológicos, sociais e até empresariais que a ginástica laboral propicia, o professor citou ainda: o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade; melhora na flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência; reduz a sensação de fadiga no final da jornada; melhora a auto-estima e a auto-imagem; melhora a atenção e concentração nas atividades desempenhadas; favorece o relacionamento social e trabalho em equipe; reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal e maior produtividade.

No segundo momento, o público participou de uma aula de aeróbica. Durante a parte da tarde ainda houve disputa de futsal feminino, palestras e ciranda com um grupo de idosos. A semana do servidor se encerra nesta sexta-feira (26), com a apresentação do Grupo Baticumlata, composto por agentes de limpeza da Emlur, palestras e entrega de premiações.