Aulas da Escolinha de Skate tem início nesta sexta em Manaíra

Por - em 68

Após sediar o Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional 2009 – Myllys Pro, em novembro, a cidade de João Pessoa dá mais um passo para a consolidação desse esporte radical na cidade. A novidade será a inauguração de uma escolinha, que funcionará na pista Skate Plaza Manaíra, cuja aula inaugural será nesta sexta-feira (29), às 16h, na praça onde está localizado o implemento desportivo.

A implantação da escolinha é uma ação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Esporte e Juventude (Sejer) que, neste primeiro momento, dispôs de 60 vagas para meninos e meninas, com idade entre 7 e 14 anos. O secretário de Esporte da Capital, Alexandre Urquiza, informou que a ideia começou a ser esboçada no período do Circuito, quando, em reunião com os proprietários da Myllys Pro, decidiram apoiar o projeto, fornecendo skates, camisas e tênis para os alunos carentes.

Urquiza relatou que as inscrições para a escolinha foram realizadas no final do ano passado, quando a Sejer montou duas tendas na Skate Plaza Manaíra, condicionando 25% das 60 vagas oferecidas para crianças e adolescentes residentes no Bairro São José. “Em pouco tempo foram esgotadas as vagas oferecidas. Isso demonstra o interesse das crianças e jovens pelo esporte”, analisou.

As aulas serão ministradas por dois instrutores profissionais sempre às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, com horários entre às 17h e 21h, dependendo da faixa-etária do atleta e seu nível de aprendizado e aptidão. “Nos sábados, teremos treinos livres e avaliação dos atletas, e o tempo do curso pode variar de 6 meses a um ano, dependendo do desempenho do alunos”, disse.

Sobre a possibilidade de serem abertas novas turmas, Alexandre Urquiza informou que existem duas possibilidades: quando os atletas que treinarão na Skate Plaza Manaíra encerrarem o curso, ou se houver a abertura de novas escolinhas, de forma gradativa, nas seis pistas de skates construídas em praças públicas de João Pessoa.

Peça de Teatro – Após a aula inaugural da escolinha, haverá ainda a encenação da peça “No Miolo da Adolescência: Conceitos e Conflitos”, encenada por dois técnicos e nove jovens usuários do CAPS Infantil. A peça faz parte do tratamento desses jovens, alguns deles envolvidos com drogas e outros com transtornos mentais.

A Secretaria Municipal de Saúde também colocará à disposição das pessoas que prestigiarem o evento e dos jovens que frequentam a praça trabalhos educativos sobre tabagismo, com indicação de locais onde se pode buscar ajuda para parar de fumar e orientação sobre DST/AIDS, com distribuição de preservativos.