Autos de Natal e Cavalo Marinho animam Parque da Lagoa no fim de semana

Por Mônica Melo - em 500

O Parque da Lagoa será completamente tomado pelo clima natalino nesse fim de semana. Espetáculos teatrais abordando a temática natalina serão apresentados no local, tanto no sábado (16) quanto no domingo (17).  As apresentações fazem parte do projeto AnimaCentro.

A programação começa no sábado, às 16h, com a apresentação do Auto de Natal – História do Vovô, da Cara Dupla Cia de Teatro. O espetáculo narra a história do nascimento de Jesus Cristo, incluindo elementos da Paixão. O ator e diretor Romildo Rodrigues revelou sua empolgação por apresentar o espetáculo no local. “É um mote muito feliz. É também uma grande oportunidade de levar um espetáculo a um público diferente, que não está habituado a freqüentar o teatro”, declarou.

Já no domingo, o Parque da Lagoa será palco para o tradicional Auto do Colégio Marista Pio X. Com início às 18h, o espetáculo envolve diversas linguagens artísticas trabalhadas no Colégio, como música, teatro, arte circense, artes plásticas, canto e dança. Dentre alunos, ex-alunos e colaboradores, são mais de 150 pessoas participando do espetáculo. Na ocasião serão arrecadados 2kg de alimento por pessoa, que serão doados ao Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa.

Encerrando a programação de domingo, se apresenta o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba. Sob a coordenação de mestre Nélio Torres, o grupo surgiu na cidade de Bayeux, na Paraíba. O Cavalo Marinho Estrela é um auto-natalino bastante tradicional na Paraíba e em Pernambuco.

Dividido em três partes, mistura teatro e danças sapateadas, inspirado em tradições ibéricas que tem o boi como elemento central e dramático, o Cavalo Marinho, animais fantásticos e seus personagens cômicos, descendem da miscigenação cultural branca, negra e indígena do reisado brasileiro.