Avanços dos Conselhos Municipais são debatidos nesta 5ª feira

Por - em 28

Integrar as ações dos Conselhos Municipais, saber o que fazem e quais os desafios e avanços enfrentados. Estes são alguns dos objetivos que serão discutidos durante reunião promovida pelo Conselho de Transparência Pública e Combate a Corrupção, órgão vinculado à Secretaria da Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura de João Pessoa. A reunião acontece nesta quinta-feira (20), às 15h, na sala de reuniões da Setransp, no Paço Municipal, Centro.

De acordo com o secretário da Transparência, Antônio Barbosa, durante o encontro cada conselho irá falar sobre a sua função e as ações que vêm realizando para, a partir daí, dar início a promoção de atividades em conjunto. “Nesta reunião, iremos trocar experiências e buscar a formulação de políticas públicas conjuntas. Com isso iremos potencializar a atuação destes importantes órgãos criados pelo Governo Municipal, onde a sociedade civil ocupa um espaço bastante significativo de controle”, disse.

Os conselhos são entendidos como canais que oportunizam o diálogo e a cooperação no processo político, além de alguns terem caráter fiscalizador. São ainda canais de reivindicação e de atendimento das mais variadas necessidades culturais, sociais e políticas. Têm por objetivo o fortalecimento e a expansão da cidadania.

Estarão presentes na reunião, os Conselhos Municipais de Assistência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Mulher e do Idoso, Anti-Drogas, de Segurança e Direitos Humanos, de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde, de Desenvolvimento Urbano, Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar e do Turismo, recentemente empossado.