Avenida Epitácio recebe mudas de árvores do ‘Caminho Livre Arborizado’

Por - em 49

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está dando continuidade ao plantio de árvores dentro do ‘Caminho Livre Arborizado’, na Avenida Epitácio Pessoa. Nesta quinta-feira (1°), as mudas foram plantadas em frente ao Banco Itaú, Nefruza, Paraíba Cap e Infobox, empresas que aderiram ao projeto. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) estiveram no local.

Em frente ao banco Itaú foram plantadas mudas de Felícia e Pau-rosa, no Paraíba Cap uma muda de Ipê-branco, na Infobox, Jacarandá e na frente da clínica Nefruza foi plantada uma Lofântera-da-Amazônia. As empresas ficam responsáveis por cuidar da muda de árvore, regando e mantendo a Semam informado, caso haja algum problema.

Lançado em outubro de 2011 pela Prefeitura Municipal, o Projeto Caminho Livre tem como objetivo contribuir para a fluidez do trânsito da cidade, oferecendo mais conforto e agilidade à população. Em complemento a estas ações, a Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo o Caminho Livre Arborizado, projeto de arborização urbana para avenidas e ruas de João Pessoa, uma medida que vai compensar a retirada de algumas árvores, ação necessária para a implantação do projeto de melhoria do trânsito naquela avenida.

As espécies plantadas em sua maioria são nativas da Mata Atlântica e todo o conjunto contribuirá para o embelezamento da paisagem, aumento da quantidade de árvores e de sombra para carros e pedestres e a melhoria da qualidade ambiental deste importante espaço da cidade.

Na primeira etapa a beneficiada é avenida Epitácio Pessoa, depois será a vez de ruas e avenidas do Centro. Para a implantação das mudas, primeiro é feito um levantamento da localização das árvores e palmeiras, em seguida são realizados os projetos de plantio e por fim a execução do serviço, com o plantio dessas novas árvores.

Viveiro Municipal – Praças, calçadas, escolas, universidades, organizações não governamentais, empresas e até outras cidades da Paraíba recebem mudas de árvores produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela Prefeitura de João Pessoa. O Viveiro está inserido no projeto João Pessoa Verde para o Mundo, lançado em 2007 e produz as mudas utilizadas na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas.