Avenida João Maurício vira local para praticar exercício

Por - em 27

A Avenida João Maurício, no bairro de Manaíra, é a nova área dedicada à população para a prática de exercícios físicos na orla da Capital. Em uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTRans), a via pública será interditada diariamente, das 5h às 8h da manhã, estando disponível para a comunidade para realização de caminhadas, corridas e ciclismo, além de outras atividades físicas.

Acompanhado de auxiliares, o prefeito Luciano Agra participou de uma caminhada nesta quinta-feira (23), primeiro dia de intervenção na área. “Essa iniciativa da Prefeitura demonstra a opção do governo municipal de proporcionar aos pedestres e ciclistas cada vez mais espaços para a prática de lazer e esportes”, ressaltou.

O prefeito explicou que a interdição da Avenida João Mauricio somente foi possível com a implantação de asfalto em vias paralelas à beira-mar e com isso, a possibilidade de transferência do trânsito para essas avenidas no início da manhã. Para ele, o espaço à beira-mar tem a função de propiciar convivência e estímulo à prática de esportes.

A iniciativa da Prefeitura foi elogiada por moradores de Manaíra e áreas próximas, como a dona de casa Hilda Couto, que faz caminhada diariamente no local. “Com essa medida de interditar a Avenida fica mais fácil para a gente caminhar e andar de bicicleta. Esse era um desejo antigo de quem mora aqui em Manaíra, o que já acontece na praia de Cabo Branco”, revelou. O auditor fiscal aposentado José Augusto Dantas, morador do bairro, também aprovou a ação da Prefeitura. “Essa iniciativa é muito boa, pois vai atrair cada vez mais pessoas para fazerem exercícios na orla de Manaíra”, afirmou.

Saúde e educação – No primeiro dia de interdição da Avenida, foram realizadas ações de saúde e educação para o trânsito no local. Dentro das comemorações da ‘Semana Nacional de Trânsito’, a STTRans ofereceu um café da manhã em uma tenda instalada no local, onde distribuiu material educativo com os pedestres. Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, semanalmente serão realizadas ações educativas na área, dentro de uma política de educação para o trânsito do órgão.

Já a Secretaria de Saúde do Município disponibilizou serviços à população, como verificação de pressão arterial, glicemia e aplicação de vacinas. Das 7h às 8h foi realizado um aulão de ginástica, uma iniciativa do projeto Vida Saudável.