Avenidas se transformam em um grande parque de diversões

Por - em 27

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza o ‘Dia de Brincar’, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento começa às 14h deste domingo (12). A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas, entre crianças e familiares, participem da festa, que transformará as avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira (Beira Rio), em um grande parque de diversões, com tudo totalmente gratuito. Além dos brinquedos, haverá shows e brincadeiras comandados pelo Grupo Agitada Gang e também atividades circenses e educativas.

Camas-elásticas, pula-pulas, tobogãs, piscinas de bolas e estandes com atividades diversas, como capoeira, maquiagem, pintura em tela, esportes, percussão, contos infantis, brincadeiras populares, confecção de brinquedos, xadrez, leitura, educação para o trânsito, brinquedos infantis, jogos pedagógicos, arte e reciclagem, turismo e de fotografia farão a alegria da criançada. Também haverá sorteio de vários brindes, como bicicletas, velocípedes, vídeos-game e DVDs, além da distribuição de guloseimas para a garotada.

Alegria e agitação – No palco, a alegria será comandada pelo Grupo Agitada Gang. Também estão programadas apresentações dos grupos de percussão Latocando, Toque do Timbó, Toque do 13 de Julho e de Cruz das Armas. Também deverão se apresentar no local o Coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e os grupos de dança de rua da Casa Pequeno Davi e de hip hop dos alunos do Centro de Formação Margarida Pereira da Silva. No circo montado na área, a animação ficará por conta dos educadores e alunos do Circo-Escola da Sedes.

A festa está sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e tem o apoio das demais secretarias e órgãos municipais. A secretária da Sedes, Francisca Vieira Fernandes, lembrou que brincar é fundamental para o processo de aprendizagem, interação e socialização das crianças. “Esse dia decretado pela Prefeitura de João Pessoa como ‘Dia de Brincar’ é um reconhecimento do lazer e do entretenimento como direitos fundamentais das crianças e adolescentes, preconizado pelo artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Transporte gratuito – Uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e as empresas de transportes públicos disponibilizará 46 ônibus especiais em vários bairros da capital, que farão o transporte gratuito das famílias até o local da festa.

Cerca de 600 funcionários da PMJP estão trabalhando para que tudo saia conforme o planejado. Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar garantirão a segurança do público e a tranqüilidade da festa. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) e do Corpo de Bombeiros também estarão a postos para qualquer eventualidade. Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) farão o ordenamento do comércio. Ficará a cargo da STTrans o controle do trânsito, orientando motoristas e pedestres quanto à interdição do tráfego na área, que será feita da noite deste sábado, para a preparação da festa, até o domingo à noite.

Durante todo o evento, os agentes ambientas da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) orientarão as crianças a não jogarem lixo nas ruas e para a importância da preservação do meio ambiente. O Dia de Brincar tem apoio do Instituto Alpargatas, Confederação das Unimeds Norte-Nordeste, Energisa e Armazém Paraíba.

Campanha – O evento também oficializará a parceria entre a Prefeitura e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) para a colocação de placas e post-banners na orla da Capital, com o objetivo de orientar a população e os turistas que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Um código de conduta para o turismo, com o mesmo objetivo também será lançado com versões em português, inglês, espanhol e francês. A Prática Sinalização é outra parceira das ações.