Bairro de Jaguaribe é tema de exposição no Casarão 34

Por - em 38

As expressões arquitetônicas e o cotidiano latente de um dos bairros mais tradicionais da Capital paraibana estão focalizados no livro ‘Nação Jaguaribe’, pelas lentes dos fotógrafos Gustavo Moura e Wênio Pinheiro (Editora Local, 64 páginas, 2007). O livro será lançado nesta quinta-feira (4), a partir das 20h, no Salão do Casarão 34. Na ocasião, haverá ainda a projeção de um DVD com mais de 90 imagens, que marcará a abertura da exposição fotográfica que leva o mesmo nome da obra impressa, realizada com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), administrado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Gustavo Moura nasceu, morou e sempre desenvolveu atividades culturais ligadas a Jaguaribe. Foi daí que surgiu a inspiração para o projeto. “Jaguaribe é um bairro que ainda guarda memória arquitetônica e cultural da história da nossa cidade. Observamos que isso está em fase de degradação. Por isso vimos a necessidade do resgate”, comentou Moura.

Para colocar o projeto em prática, Gustavo Moura convidou o também fotógrafo Wênio Pinheiro. O livro possui ainda textos do multi artista Pedro Osmar e do jornalista Silvio Osias. O projeto gráfico é assinado por Daniel Vincent. A obra contou ainda o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Câmera Shopping.

Ao todo, são 64 páginas, com cerca de 50 imagens que fazem referência à arquitetura e ao cotidiano de Jaguaribe. As lentes focalizaram tanto o aspecto externo como os interiores de vários ambientes. Entre os registros estão, por exemplo, a Igreja do Rosário, a Balaustrada e a avenida Vasco da Gama. “São marcos da nossa história”, enfatizou Gustavo Moura.

Na abertura da exposição fotográfica, que faz uma espécie de extensão da obra, haverá a projeção do conteúdo de um DVD. O público poderá conhecer cerca de 90 imagens que não foram incluídas no projeto impresso. A exibição será acompanhada por músicas ligadas ao Movimento Jaguaribe Carne. A noite será marcada ainda por um coquetel, oferecido aos presentes. A exposição fotográfica, que permanecerá no Salão do Casarão 34 até o próximo dia 19 de junho, terá 20 peças ligadas ao projeto.

Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo telefone 3218-9708. A ligação deve ser feita no horário comercial.

EVENTO: Lançamento do Livro ‘Nação Jaguaribe’ e abertura de exposição fotográfica
DATA: 4 de junho
LOCAL: Casarão 34 (Rua Visconde de Pelotas, 34, em frente a Praça Dom Adauto, Centro da Capital)
HORÁRIO: 20h