Bairro do Alto do Mateus ganha avenida com nova pavimentação e iluminação

Por - em 111

Fim da poeira, da lama e da escuridão com a conclusão da pavimentação da Avenida Noel Rosa, no Alto do Mateus. A obra esta inserida no projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de João Pessoa, que prevê intervenções em vários pontos da Capital. Os benefícios serão entregues a população nesta sexta-feira (4), às 19h, pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. A avenida leva o nome do cantor e compositor carioca, que nesta sexta completa 75 anos de sua morte.

Na via, que tem aproximadamente 1,3 quilômetros de extensão, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) executou obras de drenagem, pavimentação asfáltica e iluminação ornamental. Na rua também foi feita a sinalização horizontal e vertical executada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

O secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, explica que a obra de pavimentação da Noel Rosa esta inserida no projeto de mobilidade urbana, que já pode ser verificado em vários pontos da cidade. “O objetivo é melhorar os acessos, reduzir o tempo de percurso e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida do pessoense”, enfatiza. Ele explica ainda que com a pavimentação da Noel Rosa foi criado um binário com a rua Joca Velho, garantindo mais um acesso ao conjunto. “São benefícios diretos e imediatos na mobilidade urbana e na segurança, resultando em ganhos na qualidade de vida”, observa.

Qualidade de vida – “A via não existia. Aqui era ruim até para passar andando, tanto eram os buracos”, observou o comerciante Antonio Marcelino. Segundo ele, no local os carros que se arriscavam a passar tinham que usar farol alto devido a escuridão. Expedito da Silva, construtor, considera que a obra valorizou o bairro. “Há quatro, cinco anos eu comprava um terreno por aqui por quatro, oito mil reais. Hoje já recusaram 45 mil”, observa.

Maria Aparecida Felizardo, comerciante, mora na região há 35 anos. Segundo ela, os ganhos com qualidade de vida são visto no dia-a-dia da população já que a pavimentação da Avenida Noel Rosa possibilitou a passagem dos transportes coletivos, do carro do gás  e do caminhão da coleta de lixo. “A obra facilitou o acesso aos serviços básicos como ônibus, caminhão do lixo e o direito de ir e vir, porque aqui até para caminhar era difícil”, observa.

Sinalização – Nesta sexta-feira (4) a população do bairro Alto do Mateus vai receber as ruas Alfredo Dias Pinto e Noel Rosa totalmente asfaltadas e sinalizadas, transformando-se em mais uma via principal, paralela à rua Joca Velho, até então única principal do bairro.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da capital já executou toda a sinalização vertical e horizontal das vias. Foram feitas a pintura divisória de fluxo de todo o eixo, implantadas quatro faixas de pedestres, construídas três lombadas físicas e implantadas placas de advertência e indicação para dar segurança aos pedestres e condutores de veículos que circulam pelo local.

Com o asfaltamento da Alfredo Dias Pinto e Noel Rosa, numa extensão de 1.500 metros, a população do Alto do Mateus terá mais uma via principal como opção de deslocamento rápido e seguro dentro do bairro.

Homenagem a Noel – A avenida Noel Rosa, no bairro do Alto do Mateus, leva consigo esse nome como uma justa homenagem ao cantor e compositor carioca, Noel Rosa, que nesta sexta-feira (4) completa 75 anos de sua morte. Ao longo dos seus curtos 27 anos de vida, Noel compôs mais de 300 músicas com destaque para “Com que roupa”, seu primeiro sucesso, “Conversa de botequim”, “Feitiço da Vila” e “Fita amarela”.

OUTROS BENEFICIOS

O bairro do Alto do Mateus será contemplado ainda com a pavimentação das seguintes vias (em processo licitatório):

·        Rua Hercília de Oliveira (completa);

·        Rua Manoel Vasconcelos (trecho da Hercília de Oliveira até a rua Sem Nome);

·        Rua Miranda Ferraz (da rua Cel. Joca Velho até a Noel Rosa);

·        Rua Miriam Alves de Barros (da rua Cel. Joca Velho até a Noel Rosa);

·        Rua José Francisco da Silva (da rua Cel. Joca Velho até a Noel Rosa);

·        Rua Vicentina Leite da Silva (da rua Cel. Joca Velho até a Noel Rosa);

·        Rua Tertuliano S. Avelar (Rua Francisco José das Neves a Rua sem Nome);

·        Rua sem Nome (Severina Miranda Ferraz a Rua Tarcísio Ribeiro da Costa);

·        Rua Darcy Ribeiro (completa);

·        Rua Tarcísio Ribeiro da Costa (completa).