Bairro do Esplanada ganha praça reurbanizada pela Prefeitura de JP

Por - em 199

O prefeito Luciano Agra entregou aos moradores do bairro Esplanada, no início da noite de sexta-feira (28), a praça Professor Adolfo Magalhães Neto totalmente reurbanizada. A obra de recuperação do espaço público não ficou apenas na base do concreto, mas contou com um projeto paisagístico e de iluminação, além da implantação dos equipamentos da academia ao ar livre, que beneficiam centenas de pessoas outros bairros da capital.

Dentro da política de valorização do convívio social, o governo municipal construiu ou recuperou, nos últimos anos, 59 logradouros públicos. “Tenho a enorme satisfação em dar continuidade a este programa de revitalização de praças, que torna a cada dia a cidade mais humana. Este projeto é muito mais que uma obra, pois está associada ao aumento da qualidade de vida e das relações sociais”, destacou o prefeito.

A praça Professor Adolfo Magalhães Neto tem na execução de seu projeto, que envolveu várias secretarias municipais, o respeito aos direitos dos portadores de necessidades especial. A quadra poliesportiva, que antes não existia no espaço, que possui total infraestrutura para a prática de futsal, voleibol e basquete, também se destaca no quesito de acessibilidade. O projeto possibilita aos cadeirantes assistirem os jogos, assim como a circulação deles na praça, em virtude dos recuos feitos nas calçadas. Os banheiros também foram construídos com as adaptações necessárias. “Procuramos, neste projeto, produzir a vontade do povo. E o resultado urbanístico e arquitetônico ficou muito agradável, demonstrando que a praça está aberta a todos”, definiu Luciano Agra.

Ambiente familiar – O espaço, que antes era entregue a escuridão e ao abandono, transformou-se em ponto de encontro de muitas famílias. Eram adultos conversando nos bancos ou utilizando os equipamentos de ginástica, os jovens na quadra de esporte ou jogando dominó nas mesas apropriadas para o jogo, idosos passeando com os netos e crianças se divertindo sem para nos muitos brinquedos oferecidos no playgraund. “Era uma escuridão só. Quando chovia, virava uma grande lagoa para sapos. Agora podemos dizer que isto aqui é uma praça”, comemora a doméstica Nilze Ribeiro.

No projeto, o espaço ganhou mudas de arvores fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Seman). A intenção é que em alguns anos, o espaço se torne ainda mais agradável, com vários sombreiros, beneficiando as gerações futuras. Mas as melhorias não ficaram apenas na área social, esportiva e ambiental. A praça também ganhou a reforma do prédio da base comunitária da polícia militar, dando assim mais segurança aos freqüentadores. “Este local era totalmente inseguro, tínhamos medo de passar à noite, devido à escuridão. Esta reforma veio em boa hora e melhor do que ficou não poderia. Peço apenas que nós, moradores, tenhamos cuidado em preservar o espaço, que é nosso e de nossos filhos”, pediu Gilvanilda Macedo.

A realização da obra de reurbanização da praça foi um pleito atendido a partir da demanda do Orçamento Democrático (OD). O nome dado ao espaço também foi uma sugestão dos moradores, que queriam homenagear uma pessoa que contribuiu muito para a melhoria do bairro Esplanada. O professor Adolfo Magalhães Neto foi diretor da Escola Municipal Anísio Teixeira e morador do bairro por 28 anos. “Meu pai lutou muito por esta comunidade. Estou muito feliz pelos moradores lembrarem do trabalho dele”, disse Andréia Magalhães, filha do homenageado.