Bairro do Geisel comemora 40 anos com diversas obras e melhorias na infraestrutura feitas pela PMJP

Por Mônica Melo - em 241

Neste mês de novembro, o bairro do Ernesto Geisel completa 40 anos de existência e a população do local tem muito a comemorar. E a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participa ativamente dessa evolução, com obras constantes e melhorias na infraestrutura. “Cada dia que passa o bairro está mais bonito e com uma estrutura melhor e, com isso, o comércio vai se fortalecendo também. Tudo que a gente precisa encontra por aqui”, conta a autônoma Suelly Rodrigues, moradora do Geisel há 20 anos. As comemorações iniciam nesta sexta-feira (9) e se estendem até o dia 18 de novembro.

Suelly conta que, durante essas duas décadas, percebeu muitas mudanças significativas no bairro. Entretanto, nos últimos anos, o ritmo dessas mudanças se intensificou graças a ações pontuais da gestão municipal. O bairro ganhou novos ares com melhor infraestrutura, urbanização, opções de serviços públicos e lazer, o que acabou fortalecendo o comércio. “Agora temos ruas asfaltadas, com muito mais prédios, tem mais uma praça quase pronta, só vem melhorando, o comércio tem de tudo e eu pretendo também abrir aqui o meu negócio”, complementou.

Na época do último Censo, realizado em 2010, o bairro já possuía mais de 14 mil habitantes, mas desde então novos empreendimentos imobiliários e comerciais aumentaram significativamente a população local, o que exigiu uma atenção especial da gestão municipal para dar acesso aos serviços públicos para essa nova população.

Por esse motivo, o secretário do Orçamento Participativo, Francisco das Chagas, defende que a gestão sempre teve um “olhar bastante carinhoso” para o bairro, tanto que a primeira Academia de Saúde a ser inaugurada na cidade foi no Geisel. “Desde 2013, a Prefeitura de João Pessoa vem presenteando o bairro com ações muito importantes e que contribuíram para o seu crescimento nos últimos anos”, afirma.

Como exemplos do trabalho da gestão no Ernesto Geisel, o secretário enumera a reestruturação do mercado público, melhorias na mobilidade com a pavimentação das ruas Francisco Manoel de Andrade e o recapeamento da Rua Valdemar Galdino Naziazeno, além da pavimentação com cobertura asfáltica das ruas Imperiano de Souza e Motorista Adovandro Pereira, bem como a construção do Crei Arlete de Almeida Nunes.

Ação Asfalto – No início deste ano, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realizou os serviços do programa ‘Ação Asfalto’ no bairro do Geisel. As obras de recapeamento foram executadas na Rotatória do Cajueiro e na Rua Valdemar Naziazeno, que liga a BR-230 à Comunidade Doce Mãe de Deus. Além de melhorar a malha asfáltica no local, as obras do programa também melhoraram a fluidez na confluência das ruas no entorno.

Educação – A Educação é sempre uma marca importante na gestão. No bairro do Geisel, a PMJP entregou duas creches em novo padrão de qualidade desde 2013. O Centro de Referência em Educação Infantil Olga Maria de Figueiredo, localizado na Rua José Inácio da Silva, e o Centro de Referência em Educação Infantil Arlete de Almeida Nunes, localizado na Rua Carlos da Costa Gomes. As duas atendem uma média de 240 crianças diariamente.

Saúde – Desde 2013, os moradores do bairro do Geisel são beneficiados com a Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) Estação Saúde. O prédio fica localizado na Rua Eduardo Costa, nas proximidades da Praça Orlando Geisel. No local, atendem três Equipes de Saúde da Família (ESFs), beneficiando cerca de 10 mil pessoas. São, ao todo, 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e outros.

Também é no bairro que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) construiu a Academia de Saúde do Geisel, que atende cerca de 200 pessoas. A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas. A Academia de Saúde do Geisel é referência para o Ministério da Saúde e conta com a participação efetiva de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do projeto João Pessoa Vida Saudável.

Esporte e Lazer – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também está em constante investimento nas áreas de esporte, cultura e lazer para os moradores do Geisel. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza atividades culturais periodicamente, como apresentações teatrais e shows gratuitos.

Quando o assunto é esporte, o destaque é o campo de futebol do Geisel, que passou por obras de adequação de infraestrutura. Desde 2013, o campo foi batizado de ‘Radialista Ernani Hardman Norat’. Além de abrir espaço para a realização de jogos e treinamentos, o campo do Geisel também é um local para a realização de ações sociais.