Bairro dos Estados comemora 59 anos com festa durante todo mês

Por - em 44

O Bairro dos Estados, um dos mais tradicionais da Capital, comemora 59 anos de fundação neste sábado (17). Para lembrar a data, uma programação especial foi elaborada. Este ano, a festa fará uma homenagem à professora Helena Holanda, que é moradora do bairro e há 40 anos trabalha com pessoas portadoras de necessidades especiais. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que já realizou inúmeras intervenções no bairro melhorando a vida dos moradores.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro dos Estados (Amabe), Luiz Brilhante, o bairro é um dos mais arborizados da Capital, com 98% das ruas pavimentadas, coleta do lixo diária, mercado público e comércio diversificado. “É um privilégio morar no Bairro dos Estados, pelas vantagens de estarmos perto da praia e do centro da cidade, além da Avenida Epitácio Pessoa,” afirmou Luiz Brilhante.

Programação – A programação comemorativa de aniversário começou no dia 2 deste mês com um desfile cívico na Avenida Maranhão e será encerrada no próximo dia 30 com um show na Praça João Medeiros (Pedro Gondim), a partir das 20h. Neste domingo (18) será celebrada uma missa em ação de graças, às 8h30, no ginásio do Colégio HBE, na Avenida Minas Gerais, nº 251.

Curiosidade – Localizado na região norte de João Pessoa, o Bairro dos Estados começou a ser erguido nas proximidades da antiga ‘Fazenda Boi Só’. Foi fundado em 17 de setembro de 1952 através da lei municipal nº 119/52, proposta do então vereador José Clementino de Oliveira.

A razão do nome do bairro vem das primeiras ruas, que se chamavam Amazonas e Santa Catarina. Depois, surgiu a ideia de nomear as novas ruas com os nomes dos estados brasileiros.

Prédios públicos e particulares – O bairro é sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa. No local, as pessoas encontram ainda os prédios sede do Grupamento de Engenharia, da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, do abrigo para idosos Lar da Providência Carneiro da Cunha, do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de um shopping.