Bairro dos Funcionários III recebe arrastão de limpeza

Por - em 59

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando desde segunda-feira (2) um arrastão de limpeza nas ruas do bairro dos Funcionários III, localizado na Zona Sul de João Pessoa. O trabalho está sendo feito por 40 agentes de limpeza que atuam na capinação, varrição e roço com a utilização de roçadeiras, enxadas, pás, carros de mão, vassouras e estrovenga. Após a limpeza, um caminhão de coleta faz a remoção dos resíduos.

O diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Autarquia, Noé Estrela, destacou que o Poder Público está fazendo a sua parte, mas é necessário que o cidadão também participe. “Os arrastões de limpeza estão sendo realizados em toda a cidade, mas o cidadão tem que contribuir para mantê-la limpa”, disse.

Segundo ele, são atitudes simples que ajudam a manter a cidade limpa e organizada como colocar o lixo para fora de casa apenas no horário de passagem do caminhão de coleta, não deixar recipientes expostos ao relento que possam acumular água e não jogar lixo na rua para evitar entupimento dos bueiros.

Coleta domiciliar – Nos Funcionários III, o caminhão de coleta domiciliar passa às terças, quintas e sábado, no período diurno. Enquanto os agentes de limpeza recolhiam o lixo e o mato, muitos moradores paravam para observar. O comerciante José Antônio, 49 anos, que mora há 15 anos nos Funcionários III, elogiou a operação. Ele disse que a Emlur tem feito um bom trabalho de limpeza na cidade. “Todas as solicitações feitas pela comunidade para retirada de lixo, mato e entulho são prontamente atendidas pelo órgão”, enfatizou.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, essa ação visa melhorar a estrutura da comunidade, além de aumentar a auto-estima dos moradores e aproximar ainda mais a gestão da população. Com esse arrastão, que também está sendo feito em outros bairros da cidade, queremos que a comunidade se torne um lugar limpo e bom para se viver”, comentou o titular da pasta

Mais ações – Além do bairro dos Funcionários, a Emlur também está promovendo ações de limpeza na avenida Gouveia da Nóbrega, no Centro, no Hospital Santa Isabel, em Tambiá, e na Unidade de Saúde da Família, na Comunidade Nova Conquista, no Alto do Mateus. Na segunda-feira (9) começam os preparativos da avenida Hilton Souto Maior, um dos percursos da Romaria de Nossa Senhora da Penha.