José Américo recebe primeira USF com aparelho de Raio X odontológico

Por - em 34

O prefeito Luciano Agra inaugurou nesta quinta-feira (25) a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro José Américo. A nova instalação vai beneficiar mais de 13 mil usuários e já é a segunda unidade construída de acordo com os novos projetos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sendo a primeira do município a possuir um aparelho de Raio X Odontológico. O evento faz parte do conjunto de ações desenvolvidas para comemorar os 426 anos da capital paraibana.

Segundo Agra, os novos projetos trazem melhorias significativas na estrutura do local. “A segunda geração de Unidades de Saúde foi planejada pensando no bem estar da comunidade e dos trabalhadores. Esta já é a segunda que inauguramos no novo modelo e com recursos próprios, pensando da qualidade do atendimento a população e melhorando as condições do trabalhador da saúde”, disse.

O prefeito ressaltou que a intenção da PMJP é tornar todos os prédios das USFs, próprios da administração municipal. “Hoje, muitas unidades funcionam em locais alugados. A saúde tem sido um desafio constante da nossa gestão e a meta é colocá-la em um patamar no qual a população possa se orgulhar. Por isso, pensamos no presente e no futuro”, explicou.

A Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, expressou a vontade de fazer com que todas as USFs do município tenham o mesmo padrão do José Américo. “Precisamos dar dignidade a quem é atendido e também a quem trabalha. Vamos acolher a comunidade com compromisso”, pontuou.

Roseana falou também que a Saúde está investindo na qualificação das equipes para que se avance na questão da humanização. “Nosso maior desafio é cuidar com zelo da população e dos trabalhadores. João Pessoa já avançou bastante na questão da saúde, mas ainda há muito que construir”, afirmou.

Estrutura e Serviços – A nova Unidade de Saúde da Família integra as equipes do José Américo II, José Américo III e Laranjeiras. No local serão oferecidos serviços de consulta médica e odontológica, sendo a primeira unidade do município a possuir um aparelho de Raio X odontológico, exames de citologia oncótica, nebulização, vacinação e atividades coletivas de educação em saúde.

A estrutura conta com sala de curativo equipada, sala de observação com verificação de sinais vitais, atividades de promoção e prevenção da saúde, programação de visitas domiciliares e marcação de consultas e exames online.

Mais de 13 mil pessoas vão ser beneficiadas, sendo 3.644 famílias abrangidas pela cobertura da unidade. A meta é de que sejam atendidas, no mínimo, 300 pessoas por dia, segundo a gerente de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Matos. “Vamos ampliar as ações de atenção básica e cuidado integral da população”.

Investimentos – A Prefeitura de João Pessoa investiu na obra cerca de R$ 985.675,00. Outras 10 USFs estão em obras e devem ser entregues até o início do próximo ano. Entre elas está da USF João Paulo II, que tem previsão de inauguração para o mês de outubro. Além dessas, mais 20 Unidades de Saúde estão com o processo de licitação em andamento.