Banco de Alimentos celebra mais de 800 toneladas de doações em 2011

Por - em 57

O Banco de Alimentos mantido pela Prefeitura de João Pessoa comemorou nesta terça-feira (20), quatro anos de fundação junto com os servidores e as 115 entidades filantrópicas. O momento também foi de celebração ao Natal e as conquistas alcançadas ao longo de 2011, como as mais de 800 toneladas de alimentos doados até o início deste mês de dezembro.

Os 300 participantes da festa assistiram as apresentações do Coral Vozes da Infância; Teatro de Bonecos Boca de Cena; Banda Marcial Padre Nicola Mazza e a Banda Acredite, do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH), na sede própria localizada na Rua Waldemar Galdino Naziazeno, 333, no bairro do Geisel.

Ana Patrícia Almeida, coordenadora do Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa estava emocionada com a festa. “Hoje estamos comemorando quatro anos e nos confraternizando, pois atendemos também 109 entidades e não podíamos deixar passar isso em branco. Para mim isso representa uma conquista muito grande, porque é a primeira vez que estou à frente de uma equipe e um projeto tão grandioso como esse. Em um ano a gente conseguiu várias conquistas, a principal foi o aumento na quantidade de alimentos doados em mais de 200 mil quilos. Com isso, atendemos muito mais pessoas em situação de vulnerabilidade social”, comentou.

Renovação – De acordo ainda com a coordenadora, o destaque de 2011 foi a aquisição de um carro próprio, o recadastramento e a renovação do termo de compromisso e assinaturas de todas as entidades. Em 2012 o objetivo é a compra de um caminhão, para poder transportar mais doações e chegar a marca de mil toneladas de arrecadação de alimentos.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa da política de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e tem como objetivo diminuir a fome de pessoas em situação vulnerável socialmente. O trabalho é feito com a captação e doação de alimentos a fim de complementar a alimentação dessa parte da população da cidade. O Banco realiza ainda cursos, orientações e palestras, destinadas à população em eventos públicos.

Auxílio a quem precisa – Edmar Barbosa Bonfim, conhecida como ‘Mãe Tuca’ utiliza os serviços do Banco de Alimentos desde o ano passado e representa a Casa de Cultura Ilê Axé Osoguiã. “Hoje nós atendemos cerca de 408 pessoas, num universo de 100 famílias no Planalto Boa Esperança e no bairro do Valentina. O meu sonho é um dia não precisar mais distribuir esses alimentos para essas pessoas, mas por enquanto que esse sonho não se realiza, contamos muito com a ajuda do Banco de Alimentos”, ressaltou.

Já o representante da Comunidade, na Igreja de Santa Clara nos Funcionários IV, explicou que a ajuda do governo municipal é fundamental para auxiliar os moradores do bairro. “Essa ajuda que a prefeitura nos dá, nos proporcionou ajudar bastante as pessoas carentes da comunidade. Quando chegamos para distribuir os alimentos, vemos no rosto de cada um o sorriso, a alegria e a satisfação. O Banco de Alimentos tem uma equipe eficiente que nos ajuda na hora da distribuição das doações”, falou José Airton Campos.