‘Banco de Oportunidades’ cadastra alunos dos cursos oferecidos pela Secitec para contratação em empresas de tecnologia

Por Samara Souza - em 439

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), lançou o programa intitulado ‘Banco de Oportunidades’. Nele, está disponível um banco de dados com informações sobre os alunos que participaram dos cursos de formação oferecidos pela Secitec para facilitar o acesso de mão-de-obra qualificada para as empresas do ramo da tecnologia. A iniciativa da PMJP tem a parceria com empresas que estão filiadas ao Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec).

Ao concluir o curso, o aluno já recebe um link para acrescentar seus dados e formação no banco. “Este programa foi criado para suprir a necessidade das empresas em obter profissionais especializados e inserir nossos profissionais no mercado de trabalho para ter o primeiro contato com empresas do ramo e se sentirem motivados a continuar na busca pelo conhecimento e formação”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira.

Após a formação do banco com as informações do aluno, o cadastro será disponibilizado para as empresas que podem acessar a plataforma para escolher entre os inscritos os que mais se adequam ao perfil de sua empresa. A Secitec possui hoje uma média de 200 alunos formados a cada ciclo de cursos de tecnologia da informação (TI) oferecidos gratuitamente pela pasta. Até o momento, este número chega a 600.

Entre os cursos estão Introduction to Cybersecurity (Introdução à segurança da Informação), Entrepreneurship (empreendedorismo) e Get Connected (Conecte-se) todos com certificação internacional validado pela Cisco Networking Academy. Além de cursos de informática básica ministrados nas Estações Digitais e na Estação Digital Móvel mantida pela secretaria.

“Agora teremos oportunidades de trabalho conectadas com as áreas de qualificação e isso melhora o trânsito entre as empresas e os profissionais especializados”, complementa Durval.