Banda 5 de Agosto abre Semana da Pessoa Idosa em João Pessoa

Por - em 41

O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM), através do Clube da Pessoa Idosa, inicia na próxima segunda-feira (27) a programação da II Semana da Pessoa Idosa. O evento comemorativo ao Dia Municipal deste segmento – que acontece em 26 de setembro – começa a partir das 9h, no salão do Clube, com a apresentação da Banda 5 de Agosto.

Na terça-feira (28), o Clube oferece aos participantes a oficina de ‘Mitos e Lendas do Folclore Paraibano’, ministrada pelo professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Zé Nilton. A oficina disponibiliza 30 vagas e acontece no auditório do próprio Clube.

A programação segue na quarta-feira (29) com um desfile de moda temático dos anos 60. Logo após, se apresenta um grupo de Dança de Salão. O evento inicia às 9h, também no auditório do Clube. Na quinta-feira (30), a partir das 15h, acontece um baile no salão do Clube da Pessoa Idosa, que será animado pela Banda Mega Show.

“A programação da Semana da Pessoa Idosa segue até a quinta-feira e dá uma pausa devido as eleições. O encerramento só acontece na quarta-feira seguinte, com o segundo encontro de corais. O evento desse ano deve repetir o sucesso de público do ano passado”, ressaltou David Jean, coordenador adjunto do Clube.

O ‘II Encontro de Corais da Melhor Idade’, que marca o encerramento das comemorações da Semana do Idoso, é organizado pelo Instituto de Previdência do Município (IPM). O evento reúne centenas de pessoas, a partir das 15h, no Auditório do SESI, localizado no Centro da Capital.

Ações – A Prefeitura de João Pessoa tem investido em várias ações voltadas à melhoria de vida das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A mais recente foi a assinatura da lei que cria o Fundo Municipal do Idoso (FMI). A Lei permite o repasse de recursos específicos ao Conselho Municipal do Idoso, que custeiam atividades e projetos que atendam a esta parcela da população.

Outra conquista foi o lançamento de uma linha específica do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP). O ‘Empreender 50+’ é uma linha de crédito especial voltada a pessoas com mais de 50 anos. São concedidos empréstimos no valor máximo de dez salários mínimos (R$ 4.650,00), com prazo de pagamento de até 36 meses.

Na atual gestão, também foi inaugurado e está em pleno funcionamento o Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano. Diariamente, os idosos são assistindo em diversas áreas, participando de atividades educativas (a exemplo de palestras), culturais (oficinas, dança), ginástica, ioga, xadrez, passeios, entre outras. O espaço ainda disponibiliza uma Estação Digital, onde as pessoas têm acesso a cursos e navegam na internet.

O Clube da Pessoa Idosa tem matriculadas atualmente cerca de 400 pessoas. O prédio fica localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, bairro do Altiplano. Para saber mais informações sobre o seu funcionamento, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail clubedpidoso@hotmail.com ou através do telefone 3252-1604.

Programação ‘Semana da Pessoa Idosa’

Segunda-feira (27)
Atividade: Apresentação da Banda 5 de Agosto
Horário: 09h
Local: Salão do Clube

Terça-feira (28)
Atividade: Oficina “Mitos e Lendas do Folclore Paraibano”
Ministrante: Zé Nilton (Professor Aposentado da UFPB – disciplina Folclore)
Horário: 08h
Nº de Participantes: 30 pessoas
Local: Auditório do Clube

Quarta-feira (29)
Atividade: Desfile de Moda Temático anos 60/Apresentação de Dança de Salão
Horário: 09h
Local: Salão do Clube

Quinta-feira (30)
Atividade: Baile – Animação com a Banda Mega Show
Horário: 15h
Local: Salão do Clube

Quarta-feira (06)

Encerramento das Comemorações da Semana do Idoso
Atividade: II Encontro de Corais da Melhor Idade
Organização: Instituto de Previdência do Município – IPM
Horário: 15h
Local: Auditório do SESI – Centro