Banda 5 de agosto é atração na Estação Cabo Branco

Por - em 36

As marchinhas, frevos e sambas tocados pela Banda 5 de Agosto movimentam a tarde deste sábado (30) na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. A apresentação faz parte do projeto ‘Folia Estação’ que vai acontecer durante as festividades carnavalescas da Estação Cabo Branco. As apresentações ocorrerão a partir das 17h30, no anfiteatro e a entrada é gratuita.

A Banda 5 de Agosto é composta de 54 músicos e tem um repertório amplo e eclético. Se apresenta nos principais eventos do calendário cultural da cidade, interpretando peças dos grandes nomes das músicas erudita e popular, além dos tradicionais e conhecidos dobrados, valsas, maxixes, baiões e frevos. O regente é o maestro Adelson Machado.

Começo – A primeira apresentação pública da 5 de Agosto aconteceu em 1964 durante as comemorações da Festa das Neves. Na ocasião de sua fundação foram convocados profissionais que tocavam em filarmônicas do interior do Estado e oficiais aposentados da Banda da Polícia Militar, bem como músicos iniciantes. O grupo contou com vários músicos arranjadores que contribuíram muito para o seu sucesso junto ao público pessoense. Dentre eles destacam-se o tenente Moraes, Hercílio Paiva, o maestro Duda e, atualmente, o maestro Adelson, que está na banda desde a sua fundação. Há ainda o maestro-adjunto Rogério Borges, mestrando em Educação Musical pela Campbellsville University, da Inglaterra.

Nesses 46 anos de existência, a banda tem tido uma intensa atuação, sendo solicitada para atuar em principais festas da Prefeitura de João Pessoa e também em eventos diversos. É uma trajetória marcada pela integração com o povo, tocando o repertório tradicional de bandas do tipo, mas também com arranjos das músicas que fizeram o gosto do público e que encantaram as mais diversas platéias em todos esses anos. Hoje a Banda 5 de Agosto vive a sua melhor fase desde a fundação, segundo os próprios músicos.

SERVIÇO:

Som da Tarde- Apresentação Musical- Banda 5 de Agosto

Dia: 30 (sábado)
Local: Anfiteatro