Banda 5 de Agosto é opção nas tardes do Centro Histórico

Por - em 26

As marchinhas, frevos e dobrados da Banda 5 de Agosto movimentam o Centro Histórico de João Pessoa, semanalmente, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, quando o grupo realiza ensaios abertos na Praça Antenor Navarro. A iniciativa visa aproximar a banda municipal da população e dos turistas, que freqüentam o complexo arquitetônico e histórico da capital.

Com um repertório amplo e eclético, a banda, que toca nos principais eventos do calendário cultural da cidade, interpreta peças de grandes nomes das músicas erudita e popular, além dos tradicionais e conhecidos dobrados, valsas, maxixes, baiões e frevos.

História – Fundada em 1964 pelo então maestro Tenente Lucena e regida atualmente pelos maestros Rogério Borges e Adelson Machado, a Banda 5 de Agosto realizou a sua primeira apresentação durante as comemorações da Festa das Neves de 1964 e, desde então, participaram de todas as edições da festa da padroeira de João Pessoa.

A partir de 2005, a banda se vinculou à Fundação Cultural de João pessoa (Funjope), passando a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. Sobre esta mudança, o maestro Adelson Machado, integrante da banda desde julho de 1964 e atuando como regente desde 1992, revela que o grupo de músicos é muito solicitado para eventos de diversas naturezas, a exemplo das procissões nos bairros, festas populares tradicionais, desfiles cívicos, além de apresentações em escolas e retretas.

Sobre a importância dos ensaios no Centro Histórico, o maestro Adelson Machado afirma que “a Banda 5 de Agosto deve ir onde o povo está, em vez de ficar apenas ensaiando em local fechado. Essa é uma oportunidade das pessoas observarem e apreciarem como a banda funciona, lembrando que esses não são shows, mas ensaios abertos, onde os músicos podem corrigir os detalhes das apresentações”, explica.