Banda 5 de Agosto homenageia Roberto Ângelo com retreta

Por - em 32

A Banda 5 de Agosto fará uma apresentação em homenagem ao músico Roberto Ângelo Sabino, neste domingo (25), a partir 17h30, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O músico, que foi o primeiro trombonista da banda, faleceu no início deste mês em um acidente na estrada que liga os municípios de Itaporanga a Piancó, no interior do Estado. A apresentação faz parte do Projeto Retreta e tem entrada aberta ao público.

Além de tocar com a Banda 5 de Agosto, Roberto Ângelo Sabino fazia parte do grupo Sexteto de Trombones. Estão incluídas no repertório desta apresentação músicas clássicas de bandas marciais, como marchinhas, dobrados, frevos, marchas lentas, hinos e outros estilos que marcaram época.

Na opinião do maestro e regente da Banda 5 de Agosto, Adelson Machado, a perda do amigo e colega de trabalho é inestimável. “Ângelo era um músico completo e seu trabalho era de uma grandeza absoluta. Ele tocava conosco há três anos. Sua morte foi uma grande perda para a Paraíba”, acrescentou. “Vamos homenageá-lo com uma retreta. Estamos ensaiando uma das músicas preferidas de Ângelo, que era ‘Amigo’, de Roberto Carlos”, lembrou.

O produtor cultural da Divisão de Programas e Eventos da Estação Cabo Branco, o músico Rivaldo Dias, disse que mesmo que chova neste domingo a apresentação da Banda 5 de Agosto será transferida do Anfiteatro (espaço ao ar livre) para o auditório da Casa (espaço fechado). “Mas a banda se apresenta”, garantiu.

A banda – A 5 de Agosto começou suas atividades em 1964, tendo à frente o maestro João Emídio de Lucena. Criada oficialmente na gestão do então prefeito Domingos Mendonça Neto, através da lei nº 620, a instituição Banda de Música da Cidade de João Pessoa recebeu o nome 05 de Agosto em homenagem à fundação da Capital paraibana. Atualmente é composta por 61 músicos.

Projeto Retreta – O projeto surgiu este ano com o objetivo de despertar o interesse da comunidade mais excluída para outras expressões artísticas e culturais. Segundo o diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Fernando Abath, o projeto objetiva também resgatar a cultura musical das bandas que andam, nos últimos anos, bastante esquecida do grande público.

SERVIÇO:
PROJETO RETRETA – BANDA 5 DE AGOSTO
Dia: Domingo (25)
Hora: 17h30
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303 / 3214.8270