Banda 5 de Agosto segue a Procissão dos Passos, nesta 6ª

Por - em 33

Como acontece há décadas, os músicos da Banda 5 de Agosto, vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), mais uma vez vão acompanhar o tradicional cortejo da Procissão do Encontro, conhecida tradicionalmente como Procissão dos Passos. O evento religioso acontece nesta sexta-feira (3), a partir das 16h, antecedendo as manifestações sacras da Semana Santa. Na ocasião, centenas de fiéis vão percorrer as principais ruas do Centro da Capital.

O maestro Adelson Machado destaca que a banda já é tradicional no evento. “Desde a fundação da 5 de Agosto, há mais de 40 anos, acompanhamos a procissão ao lado do povo. O grupo é formado por 50 integrantes, mas no cortejo vão 25 deles”, diz.

No repertório sacro apresentado pela Banda 5 de Agosto estão músicas como ‘Ave Maria’, de Charles Gounod (1818-1893); ‘Ave Maria no Morro’, de Herivelto Martins (1912-1992); ‘Nossa Senhora’, de Roberto e Erasmo Carlos. Há ainda hinos religiosos como ‘Pelas Estradas da Vida’ e ‘Maria de Nazaré’.

A Banda 5 de Agosto acompanha o cortejo com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja do Carmo (na Praça Dom Adauto) por volta das 16h até a Praça João Pessoa, no Centro. Nesse ponto, há o encontro com os fiéis que acompanham paralelamente a procissão do ‘Senhor dos Passos’. Depois, os dois grupos juntos caminham de volta à Igreja do Carmo.

História – A 5 de Agosto foi fundada em 1964, pelo maestro Tenente Lucena. Atualmente, é regida pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges. O grupo realizou a primeira apresentação durante as comemorações da Festa das Neves de 1964. A partir daí, participa de todas as edições do evento em comemoração à padroeira de João Pessoa.

A partir de 2005, na gestão do atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB), a banda foi vinculada a Funjope. Assim, passou a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. O grupo é muito requisitado em festas de bairros, escolas e diversas manifestações populares.