Banda Antenor Navarro é atração do festival de fanfarras na Estação

Por - em 37

A banda de fanfarra Antenor Navarro é atração desta sexta-feira (15) do Festival de Fanfarras. O evento faz parte da programação de aniversário da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano. A apresentação será no anfiteatro, a partir das 17h30, com entrada aberta ao público.

No repertório desta apresentação estão incluídas marchinhas e dobrados ao som de instrumentos como trompetes, trombones, tuba, percussão e flautas. A Banda Antenor Navarro possui 35 integrantes, onde destes 14 fazem parte do corpo coreográfico, sete no pavilhão nacional, um mor e duas balizas, coreografados por Joécia Tavares. A banda é regida pelo maestro Eliton Gomes Chaves. O grupo iniciou suas atividades em 2010 no bairro Gervásio Maia, em João Pessoa.

Fanfarras – As Fanfarras são compostas basicamente por 50 integrantes e se dividem em dois grupos de acordo com a sua composição: fanfarra com piston (uma válvula nas cornetas para aumentar as possibilidades sonoras do grupo) e fanfarra Simples (possui mais instrumentos de percussão e alguns de sopro – Cornetas e Cornetões lisos).

O som das Fanfarras é bem mais limitado que o das Bandas Marciais que utilizam quase todos os instrumentos de sopro e de percussão, e dessa forma, executam qualquer tipo de música. A melodia das Fanfarras torna-se mais agressiva, porém, mesmo com características bem definidas, as duas formações musicais se superam com arranjos e melodias cada vez mais modernos, diferente das antigas bandas que se limitavam à execução de hinos e marchas cívicas.

Atividades – Ainda na programação da semana, treze grupos de dança vão se apresentar no sábado (16). Já o Grupo Experimental Jazz Band se apresenta no domingo (17), além da exibição do filme ‘O Aleijadino – Paixão, Glória e Suplício’, que acontece no sábado (16) e domingo (17).

Durante todo o mês de julho, no segundo pavimento da Torre Mirante, acontecem as exposições Esconde Esconde, com fotografias de Manu DSouza; a Mostra de Fotografias com a trajetória da Estação Cabo Branco; Monumentos Barrocos do Brasil, com fotografias do professor Nivalson Miranda e Revelando as Belezas do Cariri, com imagens fruto de um concurso fotográfico promovido pelo Museu do Semi-Árido (MISA).

 

SERVIÇO:

Festival de Fanfarras

Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Fone: 3214-8303 / 3214.7280

Hora: 17h30

 

Atrações:

Dia 15 de julho – Banda de Fanfarra da Escola Antenor Navarro

Fone: 8825.7953 (Elito)

 

Dia 22 de julho – Banda Marcial da Escola Anísio Teixeira

Fone: 8803.5413 – 8860.4840 (Carlos Guerra ou Ilka Costa)

 

Dia 29 de julho – Banda Marcial Vírginus da Gama e Melo

Fone: 8773.4984 – 8855.0884 (Rayneri André ou José Emiliano).