Banda Sinfônica do IFPB abre projeto na Estação Cabo Branco

Por - em 24

Com o objetivo de oferecer opções culturais gratuitas ao público, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes vai lançar nesta terça-feira (11) o projeto ‘Terça Tem’, que prevê apresentação de concertos didáticos, recitais e peças teatrais quinzenalmente. O lançamento será com um recital da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), às 19h, no auditório. A entrada é gratuita.

Composta por 40 músicos (alunos, funcionários e comunidade em geral), que pertencem ao Núcleo de Arte e Cultura (NACE) do IFPB, a Banda Sinfônica é regida pelo professor e maestro Rogério Borges. Foi criada com o intuito de resgatar o repertório clássico das bandas sinfônicas.

No repertório deste recital estão incluídas dez músicas, entre elas: Victorius Marc USf, Disney Medley, Como é Grande o Meu Amor, Anjos, Professora Iracema (Dobrado), Sabiá, Baby Elephant Walk, A Bela e a Fera, Travessia e Tema de Rock. Na apresentação estão confirmadas as presenças de alunos das escolas municipais José Novais, do Alto do Mateus; Zumbi dos Palmares, de Mangabeira e Antonio Santos Coelho Neto, do bairro da Penha.

‘Terça Tem’– O projeto, uma parceria entre a Estação Cabo Branco e o curso de Música da IFPB, acontecerá quinzenalmente, sempre às terças-feiras, nos meses de maio a dezembro, com atrações diferenciadas. Foi idealizado pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco e tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade que não tem acesso a expressões artísticas e culturais de qualidade.

Na opinião do músico Rivaldo Dias, integrante da Divisão de Programas e Atividades, a realização deste projeto é de grande relevância porque vem dinamizar a programação cultural da Estação Cabo Branco, bem como colaborar para a difusão e popularização da música popular e erudita para formação de novas plateias.

“Queremos proporcionar diversão e aprendizado para aquelas pessoas que nunca tiveram condições de acesso a outros espaços de cultura e, ao mesmo tempo, oferecer aos estudantes um ambiente para a formação e aperfeiçoamento musical, por meio de apresentações abertas ao público, além de incentivar a formação de novos músicos e talentos”, destacou.

O diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Fernando Abath, disse que uma das metas do ‘Terça Tem’ é contribuir por meio das artes para o desenvolvimento pleno da pessoa humana e da música, em especial, como um importante meio de formação da identidade sociocultural de um povo com a abrangência e a diversidade de público possível, dentro da missão de difundir e popularizar a ciência, a cultura e as artes para a inclusão social.

É um projeto memorável porque é cultural e, acima de tudo, educativo. Sem dúvidas, conhecer mais as atividades e programas realizados pelo IFPB, uma instituição de ensino histórica de formação e de grande valor no nosso Estado, será uma oportunidade gratificante para todos que fazemos a Casa e para nossos visitantes”, acrescentou.

As próximas atrações do ‘Terça Tem’ serão Bebé de Natércio e Unha de Gato, além de um grupo de teatro. Durante este ano, se apresentarão ainda os grupos Camerata, Coral Jovem, Coral da Terceira Idade, Big Band e Quarteto de Saxofones, entre outros.

SERVIÇO:
Projeto ‘Terça Tem’ – Recital com a Banda Sinfônica do IFPB
Dia: Terça-feira (11)
Hora: 19h
Entrada: Aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/8270
Contato: Maestro Rogério Borges – 9981.9944