Bandas e grupos da Rede Municipal se apresentam no ‘Verão da Inclusão’

Por - em 26

Oito bandas marciais e cinco grupos musicais de diversos estilos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa irão se apresentar a partir desta terça-feira (6), às 17h, em frente ao prédio da PBTur, em Tambaú, no projeto ‘Verão da Inclusão – Som das escolas’. O evento é organizado pela Secretaria Executiva do Turismo do Estado, em parceria com a PBTur, Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur),  Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e as secretarias Estadual de Cultura e Municipal de Educação.

Todas as bandas marciais da rede municipal participaram da IV Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras realizado no mês de novembro na cidade de Maruim, estado de Sergipe. “Todas as apresentação de bandas no ‘Verão de Inclusão’ são do município. Isso demonstra a qualidade do investimento que Prefeitura Municipal de João Pessoa deposita em nossos alunos. Trabalhamos sério e com responsabilidade o ano inteiro buscando o respeito e o reconhecimento”, disse o coordenador de Bandas de Músicas da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Júlio César Ruffo.

Investimento – Nos últimos anos a PMJP entregou 755 instrumentos musicais, entre trompetes, trombones de vara, pratos, caixas, bumbos, surdos, bombardinos e tubas, além de fardamentos e materiais pedagógicos. O investimento com recursos próprios foi de R$ 1.800.00,00.

Das 94 escolas da rede apenas 21 não tem banda. O professor Júlio Ruffo disse que em breve todas as escolas terão banda. “Agora no início do ano de 2012 o prefeito Luciano Agra vai entregar o restante dos instrumentos musicais, fardamentos, paletós e blazer, além de materiais didáticos para os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis)”.

Cultura e social – A banda marcial procura resgatar e manter o valor da educação, da arte e da cultura artística. “Nossas bandas municipais têm esse caráter de ter ser voltada para a educação musical e também de reunir crianças no turno contrário para que eles aprendam a tocar algum instrumento. Estamos formando cidadãos”, disse a secretária de Educação, Ariane Sá. Além das bandas as escolas também desenvolvem atividades extracurriculares na área musical, como grupos de flautas, corais, violão e banda sinfônica.

Formação continuada – Buscando uma melhor qualidade no ensino dos professores de música a PMJP sempre está promovendo o processo de formação continuada trazendo músicos de fora como o trompetista Cícero Cordão da Orquestra Sinfônica de Londrina. Os cursos capacitam os professores para que eles possam passar o conteúdo da melhor forma para os alunos.

Copa Norte Nordeste – Durante a IV Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras a banda Marcial da Sedec foi bicampeã juntamente com várias escolas do município. Isso é resultado de um trabalho a longo prazo realizado pela PMJP e serve como referência para as 75 bandas existentes nas escolas. As bandas da rede municipal disputaram com Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Bahia e Maranhão.

A PMJP participou nas categorias infanto juvenil, juvenil, sênior, banda marcial e banda show.