Bandas municipais participam de seleção para evento regional

Por - em 30

Mais de 420 alunos matriculados em escolas da rede municipal de ensino participarão no próximo domingo (26) do I Concurso de Bandas e Fanfarras Seletivo ao Norte-Nordeste. O evento acontece no Esporte Clube Cabo Branco, a partir das 15h, e tem como objetivo selecionar as cinco equipes que participarão do 7º Campeonato Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras Estudantis, que será realizado no dias 21 e 22 de novembro próximo em Recife (PE).

Foram inscritas para a seletiva as escolas municipais Frutuoso Barbosa, Castro Alves, Luiz Vaz de Camões, Ministro José Américo de Almeida, Zulmira de Novais e Américo Falcão. As bandas estarão concorrendo na categoria Banda Marcial e Drum e Bass Corps. Esta é a primeira vez que a Associação Paraibana de Bandas e Fanfarras, Regentes e Instrutores (Amerifa-PB), responsável pelo evento, realiza um seletiva preliminar, já que em outros anos foram enviadas as escolas escolhidas por indicação.

O bom resultado do trabalho do projeto ‘Educar a criança através da música’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por sua Coordenação de Bandas, poderá ser conferido durante toda a seletiva e a expectativa é que mais uma vez escolas municipais participem do Campeonato Norte-Nordeste. Em 2007, durante 6ª edição realizada em São Luís (MA), a vencedora do campeonato foi a Escola Municipal Castro Alves.

O projeto – O ‘Educar a criança através da música’ completou 16 anos de existência em 2008, atuando nas escolas municipais como principal motivador do ensino da música. Entendendo as bandas como instrumentos pedagógicos, o projeto tem buscado ampliar as atividades além das tradicionais bandas marciais, abrindo novos horizontes nas mais diversas áreas musicais.

Em 2009, o projeto pretende dar mais um passo e iniciar sua atuação dentro dos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei’s), buscando já incentivar desde o ensino infantil a importância de se envolver com a música. O projeto-piloto será lançado em dez unidades e pretende formar entre as crianças corais e orquestras de flautas.