PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Barracas terão extintores para garantir segurança da população e dos comerciantes

Por - em 158

Para garantir a segurança de quem vai prestigiar ou trabalhar durante os eventos de ruas, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) firmou um acordo com a Associação dos Ambulantes de Eventos da Grande João Pessoa e o Corpo de Bombeiros para a aquisição de extintores de incêndio. Os equipamentos deverão ser utilizados nos próximos eventos realizados na cidade.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Inácio Machado, afirmou que a medida é uma questão de segurança, tanto para os trabalhadores quanto para a população que participa desses festejos. “Vamos dar o suporte necessário, mas não deixaremos de cobrar que os proprietários das barracas, principalmente os que trabalham com a venda de alimentos, cumpram a recomendação dos bombeiros e adquiram os extintores”, assegurou.

De acordo com o secretário, o certificado do Corpo de Bombeiros é uma exigência da Sedurb para inscrever os comerciantes que desejam trabalhar nos eventos. A presidente da Associação dos Ambulantes, Márcia Medeiros, destacou a importância do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e garantiu que os comerciantes vão atender a recomendação. “A obrigatoriedade de aquisição ou locação dos extintores é uma prerrogativa que vamos cumprir, para nossa própria segurança”, afirmou.

Trabalho educativo – O Corpo de Bombeiros vai realizar, a partir desta quinta-feira (2), um trabalho educativo com os proprietários das 130 barracas de lanche que estão trabalhando na Festa das Neves. O objetivo da ação é orientar os comerciantes sobre a prevenção e como agir no caso de algum princípio de incêndio durante os dias de festa. Além de realizar o trabalho educativo, os bombeiros vão disponibilizar extintores de incêndios para garantir a segurança dos comerciantes e da população.

Estrutura – Este ano, a Festa das Neves conta com uma estrutura de 15 parques de diversão e 290 barracas espalhadas pelas ruas que circundam a Basílica. São elas: Praça 1817, Ponto de Cem Réis, Rua Duque de Caxias, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário Sarlem, Rua Acadêmico Aloísio Sobreira, Avenida Dom Pedro I, Avenida Deputado Odon Bezerra, Rua Joaquim Nabuco, Praça Dom Adauto e Praça do Bispo.