Basquete de rua: Prefeitura apóia ‘Torneio da Libbra’, em Manaíra

Por - em 22

As inscrições para o ‘1º Torneio da Libbra (Liga Brasileira de Basquete de Rua) em João Pessoa’ já estão abertas. O evento acontece no dia 7 de dezembro, na Quadra de Manaíra, a partir das 16h. Podem participar equipes masculinas e femininas de qualquer bairro. A realização é da Central Única das Favelas (Cufa) e a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura da Capital (PMJP).

Como ressaltou a coordenadora da Cufa na Paraíba, Kalyne Lima, o evento envolve outras ações. “Na oportunidade, vamos fazer a apresentação da Libbra com um breve seminário e shows de rap. O momento é para a gente se encontrar, confraternizar, identificar, cadastrar e oficializar essas equipes para participarem da Libbra nacional. O torneio é uma prévia para o campeonato estadual, que acontece em 2009”, acrescentou.

A entidade – A Cufa está sendo implantada na Paraíba desde outubro passado e desenvolve ações nos demais estados brasileiros, contando com apoio de diversas esferas do pode público e da sociedade civil, a exemplo dos ministérios dos Esportes e da Justiça. A iniciativa trabalha a inclusão social em vários mecanismos, entre eles o desporto. A Libbra, portanto, seria uma espécie de ‘carro-chefe’ da Central Única das Favelas.

De 19 a 24 de outubro, representantes da Cufa dos 27 estados onde a entidade atua se reuniram no Distrito Federal. A programação do encontro nacional incluiu planejamento e discussão de projetos e estratégias, além de intercâmbio de informação das bases de ação.

Participaram do evento do mês passado várias personalidades, entre elas a representante da área de Ciências Humanas e Sociais da Unicef, Marlova Jovchelovitch; o ministro da Justiça Tarso Genro; o secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, e o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos. Na ocasião, a coordenadora da Cufa na Paraíba foi eleita vice-presidente nacional da Central Única das Favelas.

As equipes interessadas em participar do ‘1º Torneio da Libbra’ devem entrar em contato com a Cufa pelo e-mail cufa_pb@hotmail.com. Mais informações também podem ser conseguidas pelos telefones 8814-5528 ou 8846-8788. Os shows de rap terão atrações como MC Téo Tomas, Djoh & Tleyabe MC, além de Carcará na Viagem, do Rio Grande do Norte. A programação inclui ainda grafite, com Gigabrow, e dança de rua com Aliança Crew, DJ Guirraiz e DJ Adriano.