Baticumlata faz apresentação para crianças neste sábado

Por - em 23

O grupo de Percussão Baticumlata, que faz parte do projeto Catadores de Arte, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), se apresenta neste sábado (16), na comunidade quilombola Paratibe durante festividade para 200 crianças. O show será realizado às 17h no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Professora Antônio do Socorro Machado, localizada na PB 008, em Paratibe, zona sul de João Pessoa. O evento é promovido pela Escola de Capoeira Afro Nagô, dentro do projeto Paratibe em Ação.

Para João Paulo de Araújo Pereira, Secretário Geral da Escola de Capoeira Afro Nagô, “é necessário levar cultura para as crianças das comunidades carentes que hoje são bombardeadas com as letras das bandas de forró de plástico”. A localidade nasceu de uma comunidade quilombola e a Escola de Capoeira busca trabalhar essa identidade.

O Baticumlata é único grupo de fora da comunidade convidado para o evento. “O grupo desenvolve um trabalho de identificação com a cultura negra e leva uma visão de futuro às crianças que conseguem se enxergar nas apresentações artísticas”, disse João Paulo.

Coordenado pelo músico Zé Guilherme, o Baticumlata já se apresentou nos principais eventos realizados na Capital e também fora de João Pessoa. Ainda em 2005, ano de fundação, já se apresentava na Festa das Neves e no Festival Nacional de Arte (Fenart). Hoje o grupo já é reconhecido pela população pelo som que consegue produzir apenas com objetos encontrados no lixo como tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores, que são transformados em instrumentos musicais.