Biblioteca Municipal começa a funcionar neste segundo semestre

Por - em 25

Quem precisar fazer alguma pesquisa escolar ou até mesmo ler um livro vai poder contar, dentro de alguns meses, da estrutura e do acervo oferecidos pela Biblioteca Municipal Joás de Brito Pereira, que vai funcionar no Conventinho do Largo de São Pedro, Centro Histórico da capital.

A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da sua Fundação Cultural (Funjope). A previsão é que o prédio seja inaugurado no segundo semestre desse ano. A biblioteca municipal pretende dar um incentivo maior aos autores paraibanos, na divulgação de seus trabalhos e na promoção de livros.

De acordo com o coordenador de implantação da biblioteca, Marcos Paulo Rodrigues, o governo municipal está concluindo a obra de reforma do prédio, que terá um ambiente de mais de 500 metros quadrados. “A biblioteca vai começar a funcionar disponibilizando para o público visitante cerca de 25 mil exemplares no seu acervo”, afirmou Marcos.

Além da conclusão da obra, a Prefeitura também está empenhada na parte burocrática que regulariza a biblioteca. “Sendo regulamentada em lei ou decreto, vamos ter autonomia para trabalhar e conseguir recursos”, disse o coordenador.

O local aonde vai funciona a Biblioteca Municipal é um prédio histórico e precisa de alguns cuidados e adaptações como à implantação de um sistema de ar e incêndio, tudo de acordo com as normas arquitetônicas e que não danifique o patrimônio cultural.

Doações – Grande parte do acervo da biblioteca é composta por doações, conseguidas através da campanha ‘Estação do Livro’. Até o momento, 14 mil exemplares já foram arrecadados. Uma das voluntárias foi à professora Neide Medeiros Santos, que é representante da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil na Paraíba. “Ela fez uma doação de 175 livros, através do projeto Mandala. Todos os livros são direcionados para o público infanto-juvenil”, comentou Paulo.

Quem quiser doar livros, revistas, jornais, cd´s e dvd´s pode entregar o material no Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro) que fica localizado na Avenida Beira Rio. Outros pontos de arrecadação funcionam no Paço Municipal (Centro), Centro Administrativo Municipal (CAM/Água Fria) e Subprefeitura (Tambaú).

Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados. A campanha teve início no dia 13 de março passado e a arrecadação dos exemplares é contínua. Outras informações sobre o projeto ligar: 3214-7963.