Bibliotecas da PMJP estimulam hábito da leitura e doações de livros

Por - em 330

O ‘Dia Mundial do Livro’, comemorado neste sábado (29), é lembrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a campanha de doação de livros para alunos e professores da rede municipal de ensino. São quatro postos fixos de coleta que, juntos, arrecadam cerca de 800 livros por mês. Além de intensificar a divulgação da campanha, cujo acervo também será destino à implantação da Biblioteca Municipal, a programação para o dia ainda inclui a ‘Estação do Livro’, em diversos bairros da cidade.

A campanha de doação tem por objetivo suprir a necessidade de expansão da demanda das bibliotecas mantidas pela PMJP. O maior acervo, atualmente, encontra-se na biblioteca do Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro). No local há mais de 18 mil títulos à disposição dos interessados, que podem ficar com um livro por até sete dias.

Outra meta da campanha de doação é estimular o hábito da leitura entre crianças, adolescentes e jovens. A biblioteca do Cecapro tem sido um dos locais que os leitores vão em busca de expandir a leitura, seja em pesquisas escolares ou em leituras para o lazer.

A estudante de 12 anos, Camila Silva Lima, é presença constante na biblioteca do Cecapro e já perdeu as contas de quantos livros lê por mês. Acostumada ao hábito da leitura há pelo menos cinco anos, a jovem diz que um dos seus momentos preferidos quando não está estudando é ler gibis e romances. “Eu sempre venho nesta biblioteca. Enquanto fico esperando meu pai sair do trabalho eu fico aqui lendo”, declarou.

O coordenador da biblioteca do Cecapro, Marcos Paulo Farias, revela que diversos jovens das imediações da biblioteca procuram o local. “Temos uma grande procura e eles não ficam apenas em busca de livros didáticos para pesquisas escolares. Muitos optam por leitura de lazer e pensando nisso, estamos pensando em fazer uma exposição com diversos títulos, aqui mesmo, de recentes doações de estórias infantis e infanto-juvenis”, afirmou.

Destino – Todos os livros doados são encaminhados à sede do Cecapro, onde passam por um processo de higienização e são catalogados de acordo com o gênero o qual pertencem. É de lá que eles serão encaminhados ao destino final. É do Cecapro que também partem os livros usados nas ‘Estações do Livro’.

Os interessados em doar livros podem procurar o Centro Administrativo Municipal, no bairro de Água Fria, o Paço Municipal, na Praça Pedro Américo no Centro, a Subprefeitura, em Tambaú, e ainda a sede do Cecapro, na Avenida Beira Rio. Os interessados podem doar a quantidade de títulos que desejarem. Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados.

“Nossa campanha de doação é permanente e tem uma aceitação incrível. As pessoas estão engajadas na doação e recebemos todos os tipos de livros sejam os didáticos, infantis, literaturas, revistas e até os próprios autores nos procuram para doar seus livros. Um dos pontos positivos desta campanha é que os livros estão em ótimo estado de conservação”, afirma Marcos Paulo Farias, coordenador da Biblioteca Municipal de João Pessoa.

 Bibliotecas Pólo – Além da Biblioteca Municipal as doações servirão para abastecer as 12 bibliotecas pólos, que serão instaladas em diversos bairros de João Pessoa de acordo com as reuniões do Orçamento Democrático.

Três delas já foram definidas onde funcionarão: uma na Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II), Escola David Trindade (Mangabeira) e Escola Ruy Carneiro (Mandacaru). A previsão é que as três bibliotecas pólos sejam inauguradas ainda este ano.

Estação do Livro – Ainda dentro da contribuição da PMJP de incentivo à leitura, de segunda à sexta-feira, em quatro localidades distintas, acontece o ‘Estação do Livro’. São diversas atividades que envolvem o muito da leitura. “São leituras em voz alta como contos e diversos títulos infantis e infanto-juvenis. A estação precisa de muitas doações, pois possui um acervo bem reduzido em comparação com a biblioteca do Cecapro e o acervo que será direcionado às bibliotecas pólos. São cerca de 300 títulos utilizados no projeto ‘Estação do Livro’ e ainda fazemos um remanejamento destes títulos para que eles não fiquem repetidos”, declarou Marcos Paulo Farias.

Atualmente, o ‘Estação do Livro’ está presente em quatro bairros de João Pessoa: nos Funcionários I, na Praça Bela, Alto do Mateus, na Praça da Mangueira, Castelo Branco, Praça Rainha da Paz, e no Rangel da Praça da Amizade.