Bica promove curso de férias para estudantes das áreas de biologia, zootecnia e medicina veterinária

Por Patrícia Cantisani - em 210

Teve inicio, nesta terça-feira (14), a coleta de sangue que será realizada em 70 Jabutis Piranga, com o objetivo de coletar dados para a pesquisa sobre a hematologia do sangue da espécie. A realização da coleta será feita por alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, das Universidades Federais da Paraíba e Rio Grande do Norte, participantes do curso de férias oferecido no Parque da Bica, durante este mês de janeiro.

A coleta é coordenada pela equipe de veterinários do Parque e faz parte do Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), do graduando do 9º Período de Medicina Veterinária da UFPB, Campus Areia, Helder Camilo da Silva Pereira, “A Bica dispõe de um plantel com mais de cem animais e nós vamos fazer a hematologia deles e avaliar qual é o anticoagulante mais adequado para a conservação dessas amostras de sangue”, informou Helder Camilo.

Thiago Nery, Médico Veterinário do Parque, ressalta que o zoológico funciona como um tripé, voltado para educação ambiental, conservação de espécies e pesquisa, “não dá para fazer a conservação sem a pesquisa, está tudo atrelado, e o zoológico pode ajudar a comunidade científica nisso. Aqui no zoológico a gente dispõe de uma quantidade grande de jabutis, infelizmente, vítimas de tráfico, e os dados que essa pesquisa ajudam não só os animais de cativeiro como também os animais de vida livre”.

Além da pesquisa, o curso de férias aborda a rotina do zoológico e manejo de animais silvestres, através de aulas práticas, palestras e oficinas com temas referentes às áreas de interesse dos alunos.

Visitas – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n-Róger, aberto a visita de terça à domingo, das 8h às 17h, com entrada até 16h e ingresso a R$ 2,00, por pessoa, crianças, até 7 anos, e idosos acima de 65 anos, não pagam.