Bica realiza preparativos para comemoração do Dia das Criança

Por Patrícia Cantisani - em 636

Com a aproximação do Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) prepara seus espaços para receber um grande número de visitantes, realizando planejamento e manutenção geral, para dar maior segurança, diversão e conforto para os visitantes do local.

Jair Azevedo, diretor do Parque, afirma que o objetivo do planejamento é receber o público de maneira que tudo transcorra com tranquilidade como nos últimos anos. “Para isso contamos com parcerias de outras secretarias, que vêem para cá com sua equipe e ajudam na pintura, limpeza e realização de podas, fazendo com que o parque fique mais seguro e aprazível para a visitação do público. Contamos também com toda nossa equipe técnica, além da participação do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, escoteiros e de um contingente de pessoas que estará trabalhando para dar seguridade, tanto para os visitantes, quanto para os animais”, informou o diretor do Parque.

A diretora do Centro de Práticas e Atividades Especiais (Cepam) e educadora ambiental, Neide Marthins, explica que o Dia das Crianças é uma data que gera um grande fluxo de público no Parque, e isso impossibilita os educadores ambientais de acompanharem todos os visitantes, então foram preparados jogos que ficarão expostos ao ar livre, para que as crianças fiquem à vontade para jogar, como por exemplo o ‘Que bicho eu sou’, que consiste em uma trilha com pegadas dos animais pintadas no chão, acompanhadas de algumas dicas para que a criança vá tentando adivinhar ao qual animal se refere, até chegar ao recinto dele. “Em alguns espaços vamos ter esses jogos e outros, como ‘Amarelinha’ e o ‘Jogo da velha’ e ‘Jogo da memória’, feitos em pneus com tampo de madeira, que servem de mesinhas e que embaixo vão ter as peças guardadas, sendo todos sobre animais em perigo de extinção.”

A educadora acrescenta ainda que “o objetivo é sempre em função de sensibilizar o público sobre a preservação do meio ambiente, então, com esses jogos ecológicos, estamos tanto reaproveitando os materiais, como passando mensagens sobre a importância de cuidar da natureza”.

Quem for ao Parque poderá contar ainda com parquinho infantil, extensa área para piquenique, como também com quiosques para lanches e opções de passeios em pedalinhos, triciclos e trenzinho.

Serviço- O Parque está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, aberto de terça a domingo, das 8h às 17h (bilheteria até as 16h). O ingresso custa R$ 2,00 por pessoa, crianças, até 7 anos, e idosos não pagam.