Bica vai sediar abertura da Semana do Meio Ambiente

Por - em 27

Com uma programação diversificada, mas com o foco na educação ambiental, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 1º e 5 de junho. A abertura do evento será na segunda-feira (1º), às 9h, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), onde será assinado um documento que precede o início das obras de requalificação do Parque.

Com quase 25 hectares de área verde no centro urbano da Capital, a Bica deve passar por uma ampla reforma, obedecendo ao projeto que foi escolhido por ocasião do Concurso Nacional de Requalificação do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, realizado em 2007. A estrutura física da Bica, incluindo os escritórios da administração, banheiros, os recintos dos animais e até o paisagismo passarão por adequações necessárias – umas devido ao desgaste natural do tempo, outras por estarem completamente obsoletas.

A Semana do Meio Ambiente de João Pessoa esta sendo promovida pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Educação e Cultura (Sedec), além da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Programação – O evento continua na quarta-feira (3), a partir das 9h, com um programa dedicado aos professores, diretores e técnicos da rede municipal de ensino. Eles irão assistir vídeos de curta metragem com temática ambiental e, logo após, participam de uma palestra sobre educação ambiental, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

À tarde, às 14h, a programação é destinada aos funcionários públicos do Município que, no auditório do CAM, vão conhecer a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), uma iniciativa que faz parte da política nacional de meio ambiente do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.

De quarta a sexta-feira, a programação contempla alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas que poderão visitar uma exposição na Sala de Multiuso, da Estação Ciência Cabo Branco, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Ainda na Estação Cabo Branco, na sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pela manhã, às 9h, será ministrada a palestra ‘Coleta Seletiva’ para o público da terceira idade.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente será no turno da tarde que começa às 15h, no auditório da Estação Cabo Branco, com a palestra ‘Falésia do Cabo Branco’, ministrada pelo geógrafo e professor Euzivan Lemos, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Logo após os debates sobre o tema, será servido um lanche preparado pelo setor de nutrição da Emlur e haverá apresentações musicais e teatrais, com os grupos Baticumlata e Clorofila, respectivamente.