Bicicletas agilizam supervisão do comércio informal na orla

Por - em 30

Para garantir mais agilidade na supervisão do comércio informal em áreas públicas, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) adquiriu 10 bicicletas que estão sendo utilizadas pelos agentes do controle urbano que trabalham na orla marítima da Capital. Por ser um longo trecho entre as praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, as bicicletas vão otimizar a atuação dos agentes.

Os 98 agentes do controle urbano são lotados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e se revezam a cada 12 horas na fiscalização de logradouros públicos em todo o Município. O sistema de rodízio permite que a população conte com esse serviço todos os dias da semana, diuturnamente. Nos eventos promovidos pela PMJP, são esses homens e mulheres que mantém o ordenamento dos ambulantes, previamente planejado pela Sedurb.

Esses funcionários são uma espécie de guardiões do patrimônio público, que trabalham uniformizados e sem nenhum tipo de armamento, supervisionando o comércio informal para que não seja instalado nenhum equipamento de vendas ou serviços em locais destinados ao passeio público. Calçadas, canteiros, praças e areia da praia (que deve ser livre de obstáculos para a circulação de banhistas) são permanentemente monitorados por eles.

A população conta com a presença desses homens e mulheres nas principais praças da cidade: Praça da Paz, no Bancários; Coqueiral, em Mangabeira; Praça São Gonçalo, na Torre; da Amizade, no bairro do Rangel; Praça Lauro Wanderley, no Funcionários I; Praça Bela, Funcionários II e Praça Soares Madruga, no Valentina de Figueiredo.

De acordo com o secretário da Sedurb, Lucius Fabianni, os investimentos nessa área vão aumentar. Até o início do verão, o número de agentes do controle urbano, principalmente na orla, será maior, já que é na alta estação que o comércio informal se estabelece nas praias de maneira ilegal. Segundo o secretário, os investimentos vão abranger também a humanização do efetivo. Além de novas bicicletas, cursos de qualificação e capacitação serão oferecidos aos agentes.